Aberto o prazo para cadastramento de novos mesários

Compartilhe!

Interessados em atuar como mesários nas eleições 2014 podem fazer a solicitação pelo site do TRE ou diretamente no Cartório Eleitoral. Na 44° Zona Eleitoral, existem aproximadamente 800 mesários. A cada eleição, o quadro é renovado em 25%.

Conforme Andrea Hugen, que atua no cartório eleitoral local, o cadastro está aberto a novos mesários. A cada eleição, são convocados os mesários já cadastrados, porém muitos não podem mais desempenhar à função devido a mudanças de endereço entre outras justificativas. Por isso, a cada ano, os interessados em atuar como mesários podem se inscrever ao cargo.

Além de participar de um processo democrático importante para o país, ser mesário traz uma série de vantagens, servindo de critério de desempate em concursos públicos e como horas de atividades extra-curriculares para cursos de graduação.

Cada mesário também tem direito à dois dias de folga do trabalho a cada dia que estiver à disposição da Justiça Eleitoral. Cada mesário também recebe R$ 25,00 para alimentação no dia do pleito.

Poderão ser mesários, eleitores maiores de 18 anos e quites com a Justiça Eleitoral e não exercer cargos de confiança do executivo, autoridades policiais e parentes de até 2° grau de candidatos.

As eleições desse ano ocorrem no dia 5 de outubro em 1° turno e no dia 26 de outubro em 2° turno. Informações pelo telefone 3352- 2731 ou pelo site http://www.tre-rs.gov.br/