logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Aberta a Semana Sindical em São Borja

Compartilhe!

Começou nesta segunda-feira, dia 9, a Semana Sindical do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de São Borja. Até sexta-feira, dia 13, equipes compostas por aproximadamente 60 pessoas entre membros do STR local, de outros STRs da Regional Missões II, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e da comunidade local pretendem visitar entidades, escolas e todas as residências do interior do município para divulgarem um novo STR em São Borja, apresentar os serviços oferecidos e ouvir as reivindicações da comunidade. Também serão realizadas reuniões com a comunidade e associações no período.

A abertura oficial da Semana Sindical foi às 20h, na Câmara de Vereadores. O assessor de Formação da Fetag-RS, Leomar Fernando Mattia, explicou o que era a Semana Sindical, dizendo que um dos principais objetivos é mostrar a importância do STR e classificando o momento como histórico. “O ponto alto são as visitas às famílias, é ouvir os problemas, as necessidades. A Semana Sindical é um grande mutirão onde os dirigentes se unem”, afirmou. O presidente do STR local, Vanderly Almeida, agradeceu e lembrou a importância das parcerias do STR e dos companheiros da Regional Missões II. Ele também falou das dificuldades enfrentadas pelo sindicato e a vontade de trazer o associado de volta. “Perdemos muito, mas com força de vontade vamos recuperar”, disse, otimista.

Roque Feltrin (Solidariedade-SDD), presidente da Câmara de Vereadores, contou ser um “fruto do êxodo rural”, que sempre esteve próximo do sindicato. Ele demonstrou apoio e destacou a necessidade da organização para demonstrar força, algo que ele vê no STR. Feltrin completou dizendo que a Semana Sindical é importante para “fomentar o desenvolvimento e ajudar esses guerreiros a vencer as adversidades e continuar no campo, produzindo o alimento que chega em nossas mesas”. Representando o prefeito Farelo Almeida, o secretário do Desenvolvimento Rural, Odilon Bilhalva da Silva, apresentou o trabalho desenvolvido pelo município para beneficiar os agricultores, destacando que já colocou nas mãos dos produtores seis patrulhas agrícolas.

O presidente da Regional Missões II, Agnaldo Barcelos da Silva, elogiou a reconstrução do STR e destacou a importância dos agricultores familiares, assalariados rurais e aposentados rurais para a economia do município. “Queremos revigorar e fortalecer a prática sindical em São Borja”, complementou. Para finalizar, o 1º tesoureiro e diretor de Formação da Fetag-RS, Nestor Bonfanti, parabenizou o STR por ter aceitado o desafio de fazer a Semana Sindical e ter o trabalho avaliado. Para ele, o evento é um reencontro entre representantes e representados. “Queremos fazer com que São Borja entenda a importância de ter uma entidade representativa no setor primário. Temos que provar para a sociedade que somos capaz”, concluiu.

SEMANA SINDICAL COMEÇOU COM  REUNIÃO DA REGIONAL MISSÕES II

A programação da Semana Sindical começou ainda antes da abertura oficial. Às 9h15, os dirigentes dos STRs da região realizaram a reunião da Regional Missões II, no Park Hotel, onde os participantes da Semana Sindical estão alojados. Com uma pauta mais enxuta, estiveram entre os principais assuntos discutidos no encontro o Encontro Regional de Jovens, a ser realizado nos próximos dias 20 e 21, e a Formatura de Lideranças Sindicais e Funcionários, dia 20, durante o evento dos jovens, em Roque Gonzales. Também esteve em pauta a confraternização regional, marcada para dia 11 de janeiro, em Roque Gonzales, o 4 º Grito de Alerta, encaminhado para abril, em Ijuí, e a Barragem Garabi, para a qual o movimento sindical estuda um plano de ações. A próxima reunião será no dia 7 de janeiro, na Escola Técnica Cruzeiro do Sul, em São Luiz Gonzaga.

Às 14h, o grupo de dirigentes que participaram da reunião da Regional Missões II receberam os guias das comunidades locais, que também formam as equipes de visitas da Semana Sindical. Foi um encontro de organização, planejamento e definição das equipes de trabalho. O presidente do STR de São Borja apresentou um resgate histórico da entidade. Já o assessor de Formação da Fetag-RS, Leomar Fernando Mattia, enfatizou os objetivos da Semana Sindical. Também foram sanadas dúvidas dos membros das equipes para melhor informar os mais trabalhadores rurais, agricultores familiares, assalariados e aposentados rurais.
A programação da Semana Sindical segue na terça, na quarta e na quinta, dias 10, 11 3 12, com a realização das visitas às entidades e aos moradores do interior do município. Também serão realizados reuniões em algumas localidades. Na sexta-feira, dia 13, será realizado o Encontro Municipal de Aposentados Rurais, no salão de eventos da Cotrisal, às 9h, e o ato de encerramento da Semana Sindical.

 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.