logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

A importância de usar as máscaras em combate ao Coronavírus e como ficam as práticas esportivas

Compartilhe!

No Jornal da Manhã desta segunda-feira (20), o neurologista José Renato Grisola e a Secretária Municipal da Saúde Clari Ramborger falaram sobre a necessidade o uso da máscara em combate ao coronavírus. O Doutor José Renato, explicou “existe um índice chamado R0, que significa quantas pessoas um infectado pode infectar, sarampo o R0 é 15, altamente contagiosa, já a Covid-19, um infectado pode infectar de 2,5 a 8 pessoas. Somente o uso da máscara, lavagem correta das mãos e seguir corretamente todas as recomendações podem baixar esse número para 1. ”

O Doutor José Renato falou que existe um raciocínio errado e até mesmo Fake News pelo fato da sociedade ter o pensamento que pode passar imunidade de uma pessoa para a outra, mas não há essa possibilidade, somente de mãe para filho ainda na barriga ou com a transfusão de plasma, um método que está sendo testado em São Paulo. Desta forma, a única maneira de adquirir imunidade é a vacinação e mesmo assim essa não tem longo prazo de duração e proteção.

Segundo o neurologista, em outros municípios foi decretado o uso de máscaras, caso alguém descumpra essa medida corre o risco de ser multado no valor de R$ 400,00. Ele ainda ressalta que o máximo de pessoas a serem atendidas do Hospital de São Luiz Gonzaga, são 7 na UTI, 14 na área da enfermaria, podendo haver mudança para 20 lugares caso necessário e mais os lugares disponíveis no hospital de campanha, totalizando 100 leitos no máximo, para atender as necessidades da população de São Luiz Gonzaga com a chegada do coronavírus.

Clari Ramborger, afirma que o município está seguindo as recomendações do decreto estadual, desta forma, os jogos de futebol estão expressamente proibidos e que a fiscalização vai ir até as quadras de futebol society para multar os proprietários, caso estejam acontecendo os jogos. Clari falou que as academias irão funcionar somente com 25% de ocupação, as pessoas usando máscaras e com a devida higienização de todos os equipamentos.

O neurologista José Renato, afirmou que o coronavírus existe desde 1937, mas a sua primeira aparição, mas não gerou nenhum problema, em 1965 os cientistas conseguiram estudar a fundo o vírus e devido a isso denominá-lo como Coronavírus. “Até então esse vírus estava restrito ao mundo dos animais, em 2002 teve a primeira contaminação em seres humanos. ” Conforme José Renato falou no Jornal da Manhã, a única solução para o vírus é a vacina, as medicações são somente apostas para a cura, devido a isso, como ainda não há vacina é preciso que a população tenha consciência sobre o problema, usem máscaras e sigam as medidas de proteção.

Rádio Missioneira

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.