Rose lembrou do destaque que a notícia obteve a nível estadual e frisou a importância de se valorizar a cultura, os costumes e a identidade de um povo
Na manhã de ontem (12), o governador Eduardo Leite sancionou a lei que declarou o município de São Luiz Gonzaga como Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro e incluiu no calendário oficial de eventos do Estado a Festa do Arroz Carreteiro realizada anualmente no município.
O projeto tramitava na Assembleia Legislativa desde outubro de 2019 e foi uma iniciativa construída através da parceria da vereadora Rose Grings (Progressistas) com o deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas).
Em entrevista ao programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9 nesta terça-feira (13), Rose Grings salientou a importância do título para São Luiz Gonzaga. A vereadora frisou a repercussão que o fato teve em todo o Rio Grande do Sul.
“Ontem fomos valorizados pelo Governo Gaúcho e tivemos destaque a nível estadual. Diversos veículos de imprensa noticiaram a sanção da lei. Títulos como esse nos colocam em um patamar diferenciado, valorizam a nossa terra, o nosso povo e nossa cultura e isso também é importante”, enfatiza Rose.
A vereadora fez questão de contar o prestígio com que a comitiva são-luizense foi tratada no Palácio Piratini. Agradeceu também ao Clauber Vesz, proprietário do Açougue e Mercado Empório das Carnes, pelo charque disponibilizado na produção do carreteiro que foi servido.
“Fizemos uma panela com cinco quilos de arroz Sete Povos e não sobrou nada”, brincou Rose Grings.
Ela agradeceu também aos artistas Xirú Missioneiro e Ricardo Galarce pela presença no evento, bem como ao escultor Vinicius Ribeiro, que produziu os bustos de Jayme Caetano Braum que foram entregues ao governador Eduardo Leite e ao deputado Turra. Parabenizou o cozinheiro Lucas Farias pelo excelente arroz carreteiro produzido e também a secretária de Cultura e Turismo Luiza Caterine Santos Panegalli pelo empenho que teve neste processo.
Rose Grings lembrou também do prefeito Sidney Brondani e do assessor André, que trabalhou incansavelmente nas tratativas da realização do evento em Porto Alegre, bem como da parceira com a Kipão Padaria e com a Coopatrigo.
“Muitos são-luizenses, que contribuíram para este título, mereciam estar presente no ato, mas o protocolo sanitário previa um número máximo muito baixo de pessoas. Fica aqui o nosso agradecimento a todos que fizeram com que São Luiz Gonzaga, além de Capital Estadual da Missioneira, se tornasse agora a Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro”, concluiu Rose Grings.
Rádio Missioneira