Em entrevista no programa Jornal da Manhã desta quinta-feira (23), o presidente do Sindicato dos Comerciários de São Luiz Gonzaga, Américo Fabrício, anunciou acordo com a Coopatrigo referente a uma participação nos lucros e resultados. A homologação, válida para os funcionários, é de 1.7 salário, para gastar em qualquer setor da empresa.
O acordo é válido para todas as unidades e o valor será depositado a partir deste mês de janeiro. Ainda conforme explicou Américo, como alguns poucos setores não atingiram seus objetivos, haverá redução de 10% neste percentual.
Quanto aos demais funcionários do comércio, Américo disse que foram firmadas as convenções coletivas de 2018 e 2019, algumas após muitas dificuldades. Nesses acordos não ocorreu nenhum ganho real. Além disso, a perspectiva para 2020 é muito complicada, pois as medidas governamentais não atendem os interesses dos trabalhadores.
Américo também citou o exemplo local de uma empresa onde há funcionário trabalhando 53 horas, sem compensação. Manifestou sua alegria com as empresas que cumprem com suas obrigações e pensam no trabalhador, mas também lamentou que ainda existam maus exemplos.
Rádio Missioneira