O conselho tutelar de São Luiz Gonzaga através de sua presidente Maria Iara Gonçalves da Silva e da conselheira Marisete Marques Vieira solicita a sociedade são-luizense a colaboração em casos de situações que apresente risco a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Com o registro de casos de brigas e arruaças envolvendo menores de idade na praça da matriz durante as festas natalinas algumas pessoas questionaram a responsabilidade do conselho diante da briga, que resultou em um jovem com ferimentos no rosto e a apreensão de uma arma com adolescente.
A presidente Maria Iara afirma que muitas pessoas que questionam o trabalho do órgão desconhecem as atribuições do conselho, tais atribuições integram o artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que basicamente é zelar para que direitos sejam cumpridos.
A conselheira lamentou que em algumas famílias haja uma deficiência por parte dos pais na transmissão de algumas questões de formação dos seus filhos, não tratou a situação somente como negligência mas pelo cotidiano que muitas vezes tira o tempo de convívio entre os membros familiares por questões do tempo por razões de trabalho.
Maria e Marizete participaram do programa Cidade Alerta na manhã desta sexta-feira e lembraram que nos casos envolvendo menores na praça não é atribuição do conselho fiscalizar. No entanto,caso acionado é responsabilidade verificar se situação estão colocando em risco os adolescentes e para isso e conta com a contribuição da sociedade para tomar conhecimento da situação e entrar em contato com os pais.
Outro apelo é para que não sejam comercializadas bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes e que adultos ao consumi-las não as compartilhem. Marizete lembrou que neste ano foi registrado um trabalho em conjunto com a Brigada Militar e Policia Civil em que foram com os inspetores anexados cartazes nos bares em ação de prevenção ao comercio de álcool. A iniciativa teve ampla divulgação na imprensa, mas na avaliação das agentes do conselho, mas é necessária mais consciência de todos.
As conselheiras divulgaram os contatos para denuncias e informações: 3352- 4172 com plantão no 9 8419-0143.
Ouça a entrevista
Autor: Rogério Morais
Fonte: Rádio Missioneira