O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) recebeu 1.048 pedidos de registro de candidatura para as Eleições Gerais de 2026. O prazo para partidos, federações e coligações terminou neste sábado (15), às 19h.
O número representa uma redução de 26,86% em relação a 2022, quando foram registradas 1.433 candidaturas no Estado. Ao todo, são 385 pedidos a menos neste ano.
A maior parte dos registros é para as eleições proporcionais: 541 para deputado estadual, o equivalente a 51,62% do total, e 454 para deputado federal, correspondendo a 43,32%. Também foram apresentados sete pedidos para governador, sete para vice-governador e 13 para senador, além de 13 para primeiro suplente e 13 para segundo suplente.
Dos 1.048 pedidos, 360 são de mulheres (34,35%) e 688 de homens (65,65%).
Com o fim do prazo, os pedidos passam agora pela análise da Justiça Eleitoral. Os processos serão avaliados pelos juízes do TRE-RS, que verificarão as condições de elegibilidade e a documentação apresentada. Também poderão ocorrer impugnações e notícias de inelegibilidade. Desde domingo (16), está oficialmente permitida a propaganda eleitoral, inclusive pela internet.
Os dados completos das candidaturas podem ser consultados no sistema oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do site divulgacandcontas.tse.jus.br. O sistema reúne informações detalhadas sobre os candidatos que solicitaram registro para as Eleições 2026.
Foto: Tiago Ghizoni
Fonte: Rádio Missioneira | Com informações do TRE-RS