Motoristas que trafegam pela ERS-344 devem ficar atentos às mudanças no trânsito na ponte sobre o Rio Ijuí, entre Santo Ângelo e Entre-Ijuís. A partir deste sábado (20), terão início os serviços preliminares para a recuperação, reforço e alargamento da estrutura, obra que será executada pela empresa Lavoro Engenharia Ltda.
Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), os primeiros trabalhos envolvem a instalação do sistema de controle de tráfego com semáforo para operação Pare e Siga, além da colocação da sinalização vertical e do início da implantação do canteiro de obras. Neste primeiro momento, a sinaleira será apenas instalada e ainda não estará em funcionamento.
Entre a próximo segunda-feira (22) e o dia 30, não haverá bloqueio total da rodovia. No entanto, estão previstas interferências pontuais no trânsito para a descarga de contêineres, equipamentos e materiais necessários à montagem da estrutura de apoio da obra. Os serviços começarão pelo lado de Santo Ângelo, na faixa da direita para quem segue em direção a Entre-Ijuís.
Já a partir de julho, as intervenções entrarão em uma nova etapa, com a demolição do guarda-corpo e da capa da laje da ponte. Neste período, será necessário colocar em operação o sistema Pare e Siga, exigindo maior atenção dos condutores que utilizam o trecho diariamente.
Como medida de segurança, o Daer também realizará o reforço da sinalização horizontal nos acessos à ponte, com a repintura das faixas em aproximadamente 400 metros de cada lado da estrutura e a instalação de tachas refletivas nas proximidades da sinaleira. O objetivo é alertar os motoristas para a redução da velocidade e garantir mais segurança durante a execução das obras.
Fonte: Rádio Missioneira | Com informações do Daer