Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Hospital de Clínicas Ijuí oferece alternativa inédita para o tratamento de câncer no interior gaúcho

O Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) se tornou o primeiro hospital do interior do Rio Grande do Sul habilitado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização da cirurgia com Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica (HIPEC). O procedimento foi realizado nesta segunda-feira (16), em uma paciente com câncer de apêndice com carcinomatose peritoneal, ou seja, que começou no apêndice e se espalhou pela cavidade abdominal.

“A técnica HIPEC consiste na aplicação de quimioterapia aquecida diretamente dentro da cavidade abdominal, entre 41°C e 43°C. Em alguns tipos de tumor, como os de apêndice, ovário ou peritônio, ela pode ser mais eficaz que a quimioterapia endovenosa”, explica o cirurgião oncológico do HCI, Lucas Zanini.

Segundo o médico, o procedimento começa com a retirada de toda a doença visível, seguida da aplicação do quimioterápico aquecido. “É uma cirurgia complexa, que exige equipe capacitada, avaliação criteriosa do paciente, preparo intenso e acompanhamento rigoroso no pós-operatório, geralmente na UTI”, acrescenta Zanini.

Devido à complexidade do procedimento, que durou cerca de sete horas, a cirurgia contou com a atuação de uma equipe multidisciplinar responsável pelo acompanhamento e manejo da paciente, formada por anestesistas, cirurgiões, intensivistas, enfermeiros e outros profissionais da saúde.

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou a importância da habilitação do HCI para o interior do Estado:

“Até recentemente, este procedimento só podia ser realizado na Santa Casa de Porto Alegre ou fora do estado. Com a habilitação do HCI, pacientes da região poderão receber o tratamento mais próximo de casa. Isso reforça a descentralização dos serviços de alta complexidade e permite que pessoas que antes precisavam se deslocar para grandes centros sejam atendidas aqui. Parabéns a Ijuí e a toda a equipe do hospital.”

O presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri, afirmou que disponibilizar essa cirurgia pelo SUS no representa um grande avanço para o tratamento oncológico da região e reforça o compromisso da instituição em oferecer atendimento de qualidade com técnicas inovadoras.

Fonte: Assessoria de Imprensa

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.

toto 5000
sdtoto
agen togel
bandar togel terpercaya
toto slot88
situs toto
togel deposit 5000