A história e a cultura das Missões Jesuítico-guarani ganham vida de uma forma inovadora e acessível com o lançamento do livro digital infantil “A Chave de São Nicolau”. Desenvolvida como uma iniciativa do produtor cultural Estevão Figueiras, de São Nicolau, junto de Filipi Gomes de Pompeu, chefe do Escritório Técnico do Parque Histórico Nacional das Missões, a obra tem fundamental apoio dos recursos da Lei Paulo Gustavo.
“A Chave de São Nicolau” narra a jornada de Poty, uma curiosa menina indígena, e sua sábia avó Ara’i. Juntas, elas desvendam os mistérios das antigas reduções jesuíticas, explorando o cotidiano, as crenças, a arte, a música e os desafios enfrentados pelos povos Guarani e pelos jesuítas que ali conviveram.
O livro aborda temas como a construção das cidades de pedra, a importância da erva-mate, a rica cultura Guarani, a educação nas Missões e a resiliência de um povo que lutou para preservar sua identidade.
“Acreditamos que a educação e a cultura são pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma comunidade. Com A Chave de São Nicolau, queremos despertar a curiosidade das crianças e o interesse de toda a família por essa parte tão significativa da nossa história”, afirma Estevão.
A Lei Paulo Gustavo, que visa fomentar a cultura em todo o Brasil, foi essencial para a concretização desta obra. O lançamento oficial do livro digital será ainda será marcado por um evento especial em São Nicolau. mas o download já pode ser feito pelo Instagram @mundomissioneiro.
Fonte: Rádio Missioneira | Com informações de Estevão Figueiras