Nesta quarta-feira (23), profissionais da educação de todo o país irão às ruas no Dia Nacional de Paralisação, atendendo à convocação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que tem o apoio de várias entidades.
Segundo Rosane Zan, presidente do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), em entrevista para o programa Jornal da Manhã, a mobilização é uma resposta aos sucessivos ataques sofridos pela educação pública brasileira e um chamado à valorização urgente para quem faz a educação acontecer.
A paralisação nacional reunirá professores, funcionários, especialistas e demais trabalhadores da educação pública em atos e manifestações por todo o Brasil. O movimento é pautado por reivindicações centrais que dialogam diretamente com a realidade das escolas e com as condições de trabalho da categoria. Entre os principais pontos estão:
- – Revisão Geral dos Salários em 12,14% para todos os segmentos da educação pública, como forma de recompor perdas inflacionárias e garantir poder de compra diante da crescente defasagem;
- – Mais educação pública, menos burocratização, que têm dificultado a gestão escolar e o atendimento adequado à comunidade;
- – Rejeição à privatização e à militarização das escolas públicas, processos que fragilizam o caráter democrático e inclusivo do ensino;
- – Valorização profissional real, com políticas salariais justas, formação continuada e melhores condições de trabalho.
Cada núcleo regional do CPERS estará à frente da organização das atividades em suas localidades, convocando a base para se unir às mobilizações.
Fonte: Rádio Missioneira | Com informações do CPERS