O Senado aprovou nesta quarta-feira (13), em Plenário, o projeto de lei da Câmara dos Deputados que cria a Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul. A intenção é garantir o apoio de programas oficiais para a região. O PL 570/2022 segue para a sanção.
A rota inclui os 26 municípios, integrantes da Associação dos Municípios das Missões e possui vários locais considerados patrimônios históricos e culturais. Nos séculos 17 e 18, jesuítas da Companhia de Jesus formaram povoados na região para catequizar as populações indígenas guaranis. As aldeias, chamadas missões ou reduções, foram atacadas e destruídas por tropas portuguesas e espanholas na Guerra Guaranítica, entre 1753 e 1756. Mas as ruínas dessas construções, tombadas pelo Iphan e inscritas na Lista do Patrimônio Mundial, são ponto de visitação turística.
Pelo texto, a criação da rota tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento das atividades turísticas nos municípios e deve receber o apoio de programas oficiais destinados ao fortalecimento da regionalização do turismo. O apoio poderá se dar na estruturação, na gestão e na promoção dos atrativos turísticos.
Foto: Marcos Luft
Fonte: Agência Senado