Um acidente atípico foi registrado pela Cermissões na tarde da última quinta-feira (4). Um avião utilizado para aplicação de defensivos agrícolas enroscou em cabos condutores de energia elétrica de média tensão, causando o rompimento. O fato ocorreu entre a Vista Alegre, interior de Caibaté, e a Serrinha do Rosário, interior do Rolador.
O acidente deixou 413 associados sem energia elétrica. O local foi isolado pela equipe de socorro da Cermissões, possibilitando à Central de Operações e Distribuição realizar uma transferência de carga, deixando somente 200 associados sem luz.
A equipe técnica da Cermissões contatou uma empresa especializada em aviação agrícola, com o intuito de saber como a aeronave arrebentou os cabos e não caiu. A explicação foi que esse tipo de avião possui lâminas corta fio (sistema de proteção), o que certamente evitou que o mesmo ficasse preso nos cabos energizados e viesse a cair.
Para fins de ressarcimento de danos ao patrimônio público, a Cermissões realizará uma ocorrência, para serem apurados os responsáveis pelo acidente.
Essa é a primeira vez que um avião arrebenta cabos de energia da Cermissões. Os acidentes mais recentes com as redes elétricas envolveram tratores, semeadeiras, colheitadeiras, pulverizadores e veículos.
Fonte: Assessoria da Cermissões