4º RCB realizou a operação Cavalo de Aço na Coudelaria do Rincão

Compartilhe!

O 4º Regimento de Cavalaria Blindado realizou, entre os dias 15 e 19, Exercício de Defesa Externa com operações continuadas na Coudelaria de Rincão. A manobra, denominada “Cavalo de Aço”, reuniu cerca de 270 militares e fez parte do Período de Adestramento Básico (PAB), o qual visa adestrar a tropa para emprego em operações ofensivas e defensivas.

Efetivamente envolvidos, o Estado-Maior e a Força de Ação Rápida (Forsul) – tropa de elite do 4º RCB – valeram-se do exercício para aprimorar atributos de chefia e liderança em cenários de combate convencional. Todos também foram avaliados, especialmente nos quesitos do desempenho técnico e profissional.

Entre as atividades, destacaram-se o tiro com as armas coletivas (metralhadora .50 e metralhadora MAG), tiro dos grupos de combate (GC) em progressão, lançamento de granada e tiro com a viatura blindada Leopard 1 A1, o qual foi executado com calibre reduzido. Ressaltaram-se, ainda, os exercícios de reconhecimento do Pelotão de Exploradores e o emprego dos sistemas de comunicações, igualmente importantes no combate.

 Utilizando os conhecimentos e técnicas adquiridos ao longo do ano de instrução, os participantes puderam colocar à prova sua perícia e observar os resultados obtidos.

Por Amanda Lima

Fonte: Rádio Missioneira