Monumento em homenagem a história de São Luiz Gonzaga e Concepción de la Sierra é inaugurado na Praça da Matriz - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
8 de novembro de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Monumento em homenagem a história de São Luiz Gonzaga e Concepción de la Sierra é inaugurado na Praça da Matriz

8 de novembro de 2019 l 17:20
Materia atualizada: 09/11/2019 l 10:35




Compartilhe!

A quinta-feira (7) foi marcada por momento de união e de homenagens a história das Missões. Junto a Praça da Matriz, foi inaugurado um monumento em homenagem à história de São Luiz Gonzaga e Concepción de la Sierra, na Argentina. A solenidade contou com a presença de autoridades de ambos os municípios. A comitiva argentina era formada pelo intendente de Concepción, Carlos Alberto Pernigotti; pela presidente da Câmara de Vereadores, Maria de Carmen Nogueira; pelo secretário de Cultura, Oscar Pankiu e pela assessora de Turismo, Mariela Nunes.

O monumento é constituído por pedras remanescentes da redução de San Luis (a qual tornou-se São Luiz Gonzaga) e placa que conta sobre o início da redução. Em 1687, o padre Miguel Fernandes e 2.922 moradores da redução de Nuestra Señora de la Concepción (a qual deu origem a Concepción de la Sierra) fundaram San Luis.

HOMENAGENS

Durante a solenidade, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, parabenizou os envolvidos no projeto. “Com esse marco histórico, São Luiz Gonzaga demonstra seu respeito pela sua trajetória, por seus antepassados e pelos laços que nos unem a Concepción, afinal temos as mesmas origens. Nosso município está avançando, mas não esquecemos o que aconteceu para que chegássemos até aqui. Agradeço a presença de nossos irmãos de Concepción e parabenizo todos os colaboradores do projeto, em especial a iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga (IHGSLG)”. O intendente de Concepción, Carlos Pernigotti, agradeceu a homenagem prestada ao município argentino, a qual reforça a união entre as cidades e o respeito pela trajetória dos pioneiros que saíram de Concepción para fundar San Luis.

A presidente do IHGSLG – instituição idealizadora da homenagem – Anna Olívia do Nascimento, ressaltou a importância da homenagem para valorizar a história das Missões. “O dia 7 de novembro ficará marcado na história de São Luiz Gonzaga graças a dois significativos fatos. Nesta data, o IHGSLG completa 35 anos de atividades voltadas à pesquisa e ao estudo da história e da cultura das Missões. O segundo fato, é a homenagem de reconhecimento do Poder Público Municipal à cidade de Concepción de la Sierra. O IHGSLG tinha consciência desse ‘esquecimento’ histórico em relação ao papel de Concepción e a Administração Municipal foi sensível a informação apresentada pelo instituto e buscou corrigi-la”. O presidente da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, José Antonio Flach Werle, também desejou as boas vindas aos visitantes e destacou o trabalho desenvolvido pelo instituto em seus 35 anos de atividade.

Além do descerramento da placa, o intendente Carlos Pernigotti e o secretário de Cultura receberam do prefeito Sidney, os certificados de hóspedes oficiais do município. Já a comitiva argentina presenteou o chefe do Executivo são-luizense, o presidente da Câmara de Vereadores e a secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings, com fotos de locais históricos de Concepción de la Sierra.

PARTICIPAÇÃO

A solenidade também contou com a presença do vice-prefeito Mário Trindade; do comandante do 4º RCB, tenente-coronel Rodrigo de Carvalho Bernardo; do presidente do Sindilojas, Nelson Faleiro; do representante do 14º BPM, o 1º tenente Aurimar Ferreira de Melo; do secretário de Obras, Ivanir Coimbra; da representante da Secretaria de Educação e Esporte, Neli Antonini; da presidente do Conselho Municipal de Cultura, Beverly Bassani; do presidente do Conselho Municipal do Turismo, Carlos Sidnei Ferreira; do presidente da Associação São-luizense de Autores, Alécio Santos; do presidente da Associação dos Músicos São-luizenses, Mário Meira; da presidente da Casa do Poeta, Vânia Coimbra; da representante da URI São Luiz Gonzaga, Ana Helena Braga Pires; da representante do CTG Galpão de Estância, Salete Leal; da ex-vereadora Eni Araújo Malgarim e da imprensa local.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga

This slideshow requires JavaScript.

 


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados