O 4° Regimento de Cavalaria Blindado esteve em ação na faixa de fronteira do Rio Grande do Sul participando da Operação Ágata. A iniciativa foi realizada de 5 a 7 de novembro, e faz parte de um esforço integrado para estabelecer pontos de bloqueio e controle de estradas em uma área crítica sob a responsabilidade do Regimento Dragões do Rio Grande.
A Operação Ágata teve como objetivo primordial a integração de múltiplas esferas de atuação. Reunindo esforços de segurança pública, inteligência, controle aduaneiro e as Forças Armadas, a operação buscou alinhar essas ações com as já desenvolvidas pelo Rio Grande do Sul e os municípios situados na faixa de fronteira. Essa sinergia visa não apenas intensificar a presença do Estado na região, mas também fortalecer a segurança pública e o combate a atividades ilícitas transfronteiriças.
“A presença robusta das forças na região não apenas reforçou a segurança, mas também proporcionou a sensação de proteção e apoio às comunidades locais. A Operação Ágata é um exemplo de como a cooperação entre diferentes esferas governamentais pode resultar em ações efetivas e coordenadas para a promoção da ordem e da segurança pública, especialmente em áreas sensíveis como as regiões de fronteira”, afirmou o 4° Regimento de Cavalaria Blindado.
Fonte: 4° Regimento de Cavalaria Blindado