4° RCB terá novo comandante na quinta-feira

Compartilhe!
  • 310
    Shares

Após dois anos, o Coronel Marcus Vinicius Scussiato Pimentel deixará o Comando do 4º Regimento de Cavalaria Blindado. A solenidade de transmissão do cargo iniciará às 18h30min desta quinta-feira, com a inauguração de seu retrato na Galeria dos Antigos Comandantes. Na sequência, ocorrerá a formatura no Pátio Leovegildo Paiva. Em seu lugar, assumirá o Tenente Coronel Rodrigo de Carvalho Bernardo.

Natural de Brasília, Distrito Federal, o Tenente Coronel Bernardo incorporou às fileiras do Exército em fevereiro de 1992. Casado com a senhora Alessandra Vieira Vizzoto Bernardo, é pai de dois filhos, Antônio e Rafael.

Ao ser nomeado para o cargo, estava servindo na Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa. Entre as funções desempenhadas ao longo da carreira, destacam-se a de Observador Militar das Nações Unidas na Etiópia e na Eritreia, instrutor do Curso de Cavalaria da Academia Militar das Agulhas Negras e instrutor estrangeiro no Centro Conjunto para Operações de Paz do Chile. Além disso, possui todos os cursos e estágios, técnicos e táticos, ministrados pelo Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires e o curso internacional para movimentação de tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte, realizado na Noruega. É fluente nos idiomas espanhol, inglês e francês.

O Coronel Scussiato, Comandante no biênio 2017-18, foi matriculado no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), ministrado na Escola Superior de Guerra (ESG),  localizada na Urca,  Rio de Janeiro. Tal qualificação tem o objetivo de preparar militares e civis para ocupar funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública federal, em especial na área de Defesa Nacional.

Fonte: Comunicação Social do 4° RCB