logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Delegacia de Polícia Online do Agro é lançada no Estado

Compartilhe!

A Delegacia de Polícia Online do Agro (Agrodol) foi lançada nesta segunda-feira (28), durante a 46ª Expointer. A ferramenta objetiva facilitar os registros de ocorrências policiais de crimes ocorridos em áreas rurais do Rio Grande do Sul. O serviço, que funcionará no site da Delegacia Online, foi apresentado durante evento do Governo do Estado que detalhou essa e outras ações estratégicas de segurança no enfrentamento dos crimes rurais.

A Agrodol é um projeto elaborado pelo Departamento de Tecnologia da Informação Policial (DTIP) da Polícia Civil, através da Delegacia Online, a partir da necessidade de especializar os registros de ocorrências online. Por meio da plataforma, serão disponibilizados formulários para registro de abigeato, furto/roubo e alteração de limites divisórios, além da opção de relatar outras ocorrências relativas a fatos ocorridos na zona rural. O usuário poderá acessar a página de qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet, como celular, computador, tablet e notebook.

Segundo a Delegada Liege Machado Pereira, da Delegacia Online, além de facilitar a rotina dos trabalhadores do campo, o objetivo do novo serviço é também trazer mais clareza para os números que envolvem os crimes rurais. “A dificuldade de efetuar registro de ocorrência policial na zona rural, devido às grandes distâncias e à rotina atribulada do homem do campo, gera uma cifra oculta que poderá ser reduzida através dos registros de ocorrência policiais online na Delegacia do Agronegócio”, explicou.

O sistema também foi pensado para reunir informações fundamentais para o trabalho de investigação policial nessas regiões. Entre os dados que poderão ser incluídos pelo cidadão estão o georreferenciamento, informações que individualizam o animal subtraído, como sua marca, sinal, tatuagem, além de haver espaço para a inclusão de até 5 arquivos de mídia (imagens/áudios ou vídeos).

Na oportunidade, foi também anunciada a instalação de três novas Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato – DECRAB, totalizando sete especializadas no Rio Grande do Sul.

Abaixo segue lista das 07 futuras DECRABS com atuação macrorregional:

1ª DECRAB – Campanha
2ª DECRAB – Fronteira Oeste
3ª DECRAB – Costa Doce e Litoral Sul
4ª DECRAB – Fronteira Noroeste e Missões
5ª DECRAB – Litoral Norte e Metropolitana
6ª DECRAB – Região Central
7ª DECRAB – Campos de Cima da Serra

A instalação de novas DECRABs se dá em atenção à grande extensão territorial do Rio Grande do Sul, aliada a dados estatísticos e ocorrências em carga das quatro DECRABs até então existentes, nos anos de 2021, 2022 e 2023, os quais apontam para atuações basicamente, no município sede da região policial em que estão instaladas.

As DECRABs ficarão vinculadas à Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato – DICRAB, subordinada hierarquicamente ao Departamento de Polícia do Interior – DPI.

A Divisão também contará com Serviço de Inteligência Policial e Análise Criminal – SIPAC para auxiliar nos trabalhos.

Com informações da Polícia Civil

Foto: PC RS

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.