32ª CRE realiza reunião de lançamento do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Na quinta-feira (10), ocorreu no salão de atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) uma reunião com pauta administrativa-pedagógica, tratando primeiramente de assuntos gerais das escolas, e também do lançamento do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. A ocasião reuniu diretores, professores e coordenadores pedagógicos das instituições de ensino fundamental e médio, com total de 180 participantes.
Durante a manhã, iniciando as atividades, o Coordenador da 32ªCRE Ayrton Ávila da Cruz, recepcionou os presentes. A Coordenadora Adjunta e Pedagógica Guiomar Terra, realizou a leitura e reflexão de uma mensagem, destacando a importância dos professores para a formação intelectual e humana de seus alunos. Em seguida, as professoras Solange Sarmento e Luciana Coletto realizaram uma apresentação expondo as características e parâmetros do Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP), focando no planejamento participativo através de uma ação coletiva nas escolas, integrando todos os sujeitos envolvidos no processo educacional.

Após, o Coordenador Ayrton Ávila da Cruz ressaltou a necessidade de planejar o futuro das instituições básicas de ensino e parabenizou as escolas pelo trabalho realizado até então. Em sua fala, o Coordenador tratou de diversos assuntos relacionados ao âmbito escolar, como a formação dos conselhos escolares e as nomeações de professores, além de anunciar o recebimento de 19 lousas digitais e um laboratório digital móvel, formados por 35 netbooks, em instituições de abrangência da coordenadoria, além de 300 tablets que serão distribuídos aos professores. Na ocasião, apresentou também o cronograma da formação continuada de professores, realizada em parceria com Instituições de Ensino Superior da macrorregião missioneira. Encerrando as atividades da manhã, a Coordenadora Adjunta e Pedagógica, Guiomar Terra destacou a necessidade das escolas em se adaptar a realidade atual, motivando a reflexão e o esforço do aluno, formando assim pessoas capazes não só de ler livros, mas também o mundo.

À tarde, a reunião foi voltada para a reestruturação Curricular do Ensino Médio e Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Foram retomados temas como, interdisciplinaridade, pesquisa, eixos de trabalho, cultura, ciências e tecnologia, relocar conteúdos das áreas e seminário integrado. Sobre o Pacto, a Formadora Regional, Guiomar Terra iniciou sua fala destacando a ajuda que deve ser dada ao aluno para que ele permaneça na escola e sinta prazer em estudar. Destacou também a semelhança do conteúdo do Pacto com o ensino politécnico, implantado desde 2011 nas escolas gaúchas. Ambos incentivam a pesquisa e o trabalho coletivo, conciliando sempre a teoria e a prática para assim formar pessoas autônomas, protagonistas e naturalmente empreendedoras. Na reunião foram apresentadas as diretrizes dos seis módulos que formam o Pacto do Ensino Médico.