O curso de Inseminação Artificial foi realizado na Escola Técnica Guaramano, no município de Guarani Das Missões. A 1° turma formada por 12 pessoas concretizou o curso do dia 02 a 06 de dezembro do corrente ano. Os concluintes receberam certificado de conclusão totalizando 40 horas. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente o objetivo do curso foi à capacitação de pessoas para desempenharem esse trabalho em Santo Antônio das Missões, bem como o melhoramento genético do rebanho bovino (corte e leite) e aumento da produção.
Outra vantagem é que com profissionais capacitados facilitará e aumentará o desenvolvimento do Programa Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Corte e Leite (Dissemina) que já vem sendo realizado no município, distribuindo sêmem e nitrogênio a preço de custo para os produtores da municipalidade.
DISSEMINA
O Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Corte e Leite (DISSEMINA) é uma parceria entre Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO), Central Rio-Grandense de Inseminação Artificial e Municípios, e tem como principal objetivo o incremento da qualidade genética da pecuária de corte e leite em sistemas de agricultura familiar do município.