URI-SLG realiza I Encontro Internacional de Estudantes de Graduação com a UNaM-Argentina e Universidade de ZAMBESI- Moçambique

Compartilhe!

A URI São Luiz Gonzaga promoveu nesta segunda-feira, dia 12, o I Encontro Internacional de Estudantes de Graduação, integrando a programação das Semanas Acadêmicas de Graduação e o III Encontro de Egressos da URI.

Com o objetivo de discutir o impacto da internacionalização nas diferentes áreas do setor da educação superior, o encontro foi elaborado em parceria da URI – SLG e Santiago, Universidad Nacional de Misiones / Argentina e Universidade de Belize – Moçambique/África.

A Diretora Geral- Profª Sonia Bressan Vieira ao dar as boas vindas ressaltou a Importância de criar uma cultura de Internacionalização num mundo em que o grande capital é o conhecimento e a capacidade de inovar. A Internacionalização do Ensino Superior, frisou a diretora é um caminho sem volta uma vez que o intercâmbio passou a ser um diferencial cada vez mais valorizado no mercado de trabalho, pois realmente efetiva a melhoria da formação dos acadêmicos.

O Prefeito Junaro Figueiredo manifestou-se ressaltando a importância do evento e da busca da qualificação em intercâmbios pelos acadêmicos, seguido do Pró –Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da URI, Giovane de Palma Bastos que em sua fala explicou aos acadêmicos as possibilidades de intercâmbio e a importância do Programa Ciência sem Fronteira representa ao estudante e à instituição.

A seguir o Presidente do DCE da Uri/SLG Frederico Orlich deu as boas vindas aos acadêmicos estrangeiros e salientando a importância de atividades de integração entre estudantes das universidades.

Após foi realizado debate em Mesa Redonda, mediada pelo prof. Révis Moura, reunindo os professores da URI, Cleiton Silva Correa e Judite Rodrigues, os acadêmicos Élsion Carlos Goulart de Brito (do curso de Engenharia Elétrica), os egressos Ivana URACH e Luana Rambo Assis, a docente da UnAM/Argentina, Gisela Belen Montiel, e seus acadêmicos Nicolas Alejandro Diana, Sergio Ruben Acosta, Ludmila Horianski, Dino Sebastián Giudice, Lucia Tamara Lurinic e Alejandro Oscar Sanchez, e o docente de Moçambique, Gonçalvez Luala. A profª Ana Helena B.Pires coordenou o protocolo das atividades da noite.
O debate foi aberto a participação de todos os estudantes e egressos presentes.