logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Técnicos da Cermissões flagram cabos de fibra óptica à 15cm da rede de alta tensão

Compartilhe!

Segundo a Cermissões, trabalhadores da empresa de internet poderiam ter morrido durante a instalação

Durante fiscalização à campo realizada nesta semana, uma equipe técnica da Cermissões integrada pelo engenheiro eletricista Nerisom Rohleder, pelo coordenador das Turmas de Construção Rudinei Santos e pelo projetista Dalvan Bourscheidt Muchiutti, deparou-se com uma situação irregular e preocupante, próximo da cidade de Santo Antônio das Missões. Funcionários de uma empresa de fornecimento de internet fixaram um cabo de fibra óptica à 15 cm de um cabo de alta tensão, que conduz 13.1 KV de energia elétrica, não respeitando o espaçamento mínimo exigido.

Os técnicos da Cermissões realizaram um levantamento fotográfico e imediatamente o responsável Rômulo Hartmann notificou a empresa para que suspendesse a passagem dos cabos, pois não possuía sequer autorização para utilização dos postes da Cermissões, e para evitar algum acidente, será necessário programar um desligamento da rede, com o acompanhamento dos técnicos da cooperativa. Caso a empresa não cumpra a regularização solicitada no prazo estipulado, terá seus cabos removidos dos postes.

Conforme Nerisom, os funcionários da empresa tiveram muita sorte de não terem sofrido um acidente fatal, pois a alta carga de energia nos cabos da rede elétrica gera indução e se houvesse contato com o cabo energizado, certamente estaríamos lamentando a morte destas pessoas, pois o trabalho foi executado sem nenhum equipamento de proteção. Para melhor exemplificar, somente a equipe linha viva da Cermissões, com todos os treinamentos, equipamentos e aterramentos necessários, poderia trabalhar com a rede energizada, ou tão próximos do local onde foram instalados os cabos de fibra óptica. Essa situação é ainda mais alarmante, uma vez que se houver a necessidade de manutenção deste cabo, novamente os funcionários estarão colocando suas vidas em risco.

Recentemente, a Cermissões noticiou o trabalho de notificação das empresas de internet que utilizam de forma compartilhada os postes da Cooperativa, orientado as mesmas para que regularizem sua situação junto a cooperativa.

O trabalho de fiscalização por parte da Cermissões foi intensificado e outra situação constatada é que algumas empresas estão adentrando em lavouras, danificando plantações, sem autorização dos proprietários, para acessar os postes de energia elétrica.

A Cermissões reforça o comunicado as empresas de internet e telefonia, que as mesmas devem cumprir todas as normas vigentes para usar de forma compartilhada os postes da cooperativa e que não é responsável por algum acidente que venha ocorrer durante a instalação ou manutenção dos mesmos, pois esse serviço deve ser realizado por empresas especializadas e seguindo todas as normas de segurança.

Para informações ou orientações, contate a Cermissões pelo 0800.541.1122, ou diretamente com a equipe técnica pelo telefone/WhatsApp (55) 3355-3000.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cermissões 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.