logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Simulado de emergência da Usina Passo São João ocorre neste sábado

Compartilhe!

Neste sábado (10), a partir das 14h, a Eletrobras CGT Eletrosul, em parceria com as defesas civis municipais de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro, e a Defesa Civil Estadual, realizará o simulado de emergência da Usina Hidrelétrica Passo São João.

Em entrevista para o programa Jornal da Manhã nesta quinta-feira (8), Leonardo de Paula Caetano, engenheiro de barragens da empresa e coordenador do Plano de Ação de Emergência da usina, esclareceu pontos importantes para a comunidade.

O exercício, que simula uma situação real de autossalvamento, corresponde à última etapa de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE), implementado pela empresa em todas as áreas de influência onde possui usinas.  Leonardo lembra que este plano foi criado ainda em 2012, quando as obras da hidrelétrica foram concluídas. O engenheiro reforçou que a barragem é segura.

A ação deste sábado será voltada para as comunidades de Salto Pirapó e Colônia Laranjeira, em Roque Gonzales, e do Rincão dos Ledur e Rincão São João, em Dezesseis de Novembro, localizadas na região imediatamente abaixo da barragem e priorizada nas ações de prevenção e prontidão para emergências.

Como parte do simulado, assim que ocorrer o acionamento das sirenes de alerta, os moradores deverão sair imediatamente de suas residências e se direcionar até o ponto de encontro mais próximo. Rotas de fuga devidamente sinalizadas auxiliarão na identificação do trajeto. Equipes da Eletrobras CGT Eletrosul e da Defesa Civil estarão posicionadas para as orientações durante o treinamento.

A empresa orienta que os moradores da Zona de Autossalvamento instalem em seus smartphones o aplicativo Alerta Individual, a fim de tornar o exercício mais próximo de uma situação real de emergência.

Fonte: Rádio Missioneira | Com informações da Assessoria de Imprensa da Eletrobras CGT Eletrosul

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.