logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Secretário de educação participa de evento sobre o PNEM em Ijuí

Compartilhe!

Nesta quarta-feira (2) ocorreu no salão de atos da Comunidade Evangélica de Ijuí, o terceiro encontro de formação dos formadores regionais e orientadores de estudo do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM). Com a presença de integrantes das coordenadorias de educação da região, o evento, iniciado na segunda-feira (31), esclareceu temas relacionados ao PNEM.

Durante a manhã, após a recepção aos presentes, a mesa de honra foi integrada pelo professor Dr. José Clovis de Azevedo, Secretário Estadual da Educação; o professor Luís Fernando Gastaldo, Coordenador Geral do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no Rio Grande do Sul; o professor Dr. Edemar Rotta, Diretor da UFFS – campus Cerro Largo e os coordenadores e representantes das coordenadorias de educação das cidades de São Luiz Gonzaga, Cruz Alta, Santo Ângelo, Erechim, Santa Rosa, Três Passos, Ijuí e Carazinho.

Na abertura do evento, o Secretário de Educação palestrou sobre o Pacto Nacional do Ensino Médio no Rio Grande do Sul, destacando o pioneirismo gaúcho em relação aos demais estados do Brasil, ao realizar melhorias no ensino médio desde o ano de 2011. Durante sua fala, o secretário Azevedo salientou a necessidade de uma formação geral e de uma educação integral, nas quais o aluno além de aprender, consegue aplicar o que foi ensinado em sua vida, ajudando esse indivíduo a se inserir com sucesso no mercado de trabalho e o tornando produtivo para a sociedade. O secretário de educação também apontou a necessidade de repensar a ideia de escola, visando o real aprendizado do aluno e a interação entre os professores das áreas do ensino, para assim explicar a ocorrência e aplicação dos diversos fenômenos estudados. Em seguida, a professora Dra. Sandra Vidal Nogueira realizou sua palestra sobre o currículo do Ensino Médio, focando nos seus sujeitos e no desafio de uma formação humana integral.

Durante o intervalo do meio-dia, o secretário José Clovis de Azevedo almoçou com autoridades presentes no evento. Na ocasião, o Coordenador da 32ªCRE de São Luiz Gonzaga, professor Ayrton Ávila da Cruz e a Coordenadora Adjunta e Pedagógica Guiomar Terra Batu dos Santos conversaram com secretário Azevedo sobre a situação do ensino no Rio Grande do Sul e os diversos investimentos realizados na área da educação. Logo após, em seu discurso, o secretário agradeceu a presença de todos e destacou as inúmeras obras realizadas na rede de escolas públicas gaúchas e o destaque nacional que o estado vem tendo pela realização de projetos.

No período da tarde, o professor Dr. Deniz Alcione Nicolay desenvolveu sua fala sobre o jovem como sujeito do Ensino Médio e a professora Ms. Fabiane Leite realizou a última palestra do dia, focando no currículo contextualizado e também na interdisciplinaridade do ensino.

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.