Itens foram entregues na última quinta-feira (11), em Santo Ângelo
A Prefeitura de São Luiz Gonzaga, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e Comunitária (SEMASC), foi contemplada com 103 kits do programa estadual “Mãe Gaúcha”. Os kits foram retirados pela equipe da SEMASC – com o apoio da Secretaria de Saúde (SEMSA) –, em Santo Ângelo, na última quinta-feira (11). Na sexta-feira (12), o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, visitou São Luiz Gonzaga para falar sobre o projeto.
No dia 11, o recebimento dos itens pelo município foi acompanhado pelo prefeito Sidney Brondani; pela secretária de Ação Social e Comunitária, Nelvia Tavares; pela assessora da SEMASC e responsável pela adesão ao programa, Silvana Barroso; pela psicóloga do CRAS e responsável pela execução do programa, Daiane Lopes; pela servidora municipal, Ana Querle de Moura; e pelo motorista da SEMSA, Emerson Kilca de Moura.
Cada kit é composto por peças importantes para os primeiros meses do bebê e para auxiliar as mamães. Integram o kit: uma bolsa maternidade; um cobertor infantil; dois macacões curtos; dois macacões longos; dois bodies; dois culotes; uma toalha de banho com capuz; um casaquinho e quatro pares de meias. Os recursos do programa são oriundos do Tribunal de Justiça (TJ-RS); Fundo de Combate à Pobreza (Ampara) e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.
Conforme as diretrizes do “Mãe Gaúcha”, serão beneficiadas pelo programa as gestantes em situação de vulnerabilidade social (pobreza e extrema pobreza), a partir da 28ª semana gestacional; as quais recebam os benefícios do programa Bolsa Família (ou estejam aguardando o deferimento de inscrição para receber) e estejam realizando o pré-natal.
Não serão abertas inscrições para o programa. Atualmente, a SEMASC trabalha em conjunto com setores da SEMSA para verificar as informações do pré-natal, o qual precisa estar em dia. Com todas as informações reunidas pela SEMASC, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) irá direcionar esses kits para as mamães contempladas. O município tem o prazo de 180 dias para realizar as entregas, a contar da data de recebimento dos kits.
Kits atenderão município por seis meses
Segundo o secretário Beto Fantinel, o programa é permanente e pretende auxiliar com kits, que são enxovais completos para mãe e o bebê, mais de 50 gestantes em todo o Rio Grande do Sul. “Esses 103 kits entregues hoje aqui em São Luiz têm previsão de durarem seis meses e serão repostos na medida do necessário. O critério para a futura mãe receber é fazer o acompanhamento de Pré-Natal e ser de família em vulnerabilidade social. A entrega às famílias deverá ser feita no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da cidade”, explicou Roberto Fantinel.
Ele destacou também a necessidade políticas públicas eficazes voltadas para a terceira idade. “Hoje 20% da população gaúcha tem mais de 60 anos, ou seja, a cada cinco gaúchos, um é idoso. Por isso, o Estado lança em breve edital para construção de Centros Dia, espaços para atender esse público em turno integral, possibilitando que eles possam voltar para casa e convívio da família ao final do dia.”
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga