logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

São Luiz Gonzaga recebe 103 kits para gestantes do programa Mãe Gaúcha

Compartilhe!

Itens foram entregues na última quinta-feira (11), em Santo Ângelo

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e Comunitária (SEMASC), foi contemplada com 103 kits do programa estadual “Mãe Gaúcha”. Os kits foram retirados pela equipe da SEMASC – com o apoio da Secretaria de Saúde (SEMSA) –, em Santo Ângelo, na última quinta-feira (11). Na sexta-feira (12), o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, visitou São Luiz Gonzaga para falar sobre o projeto.

No dia 11, o recebimento dos itens pelo município foi acompanhado pelo prefeito Sidney Brondani; pela secretária de Ação Social e Comunitária, Nelvia Tavares; pela assessora da SEMASC e responsável pela adesão ao programa, Silvana Barroso; pela psicóloga do CRAS e responsável pela execução do programa, Daiane Lopes; pela servidora municipal, Ana Querle de Moura; e pelo motorista da SEMSA, Emerson Kilca de Moura.

Cada kit é composto por peças importantes para os primeiros meses do bebê e para auxiliar as mamães. Integram o kit: uma bolsa maternidade; um cobertor infantil; dois macacões curtos; dois macacões longos; dois bodies; dois culotes; uma toalha de banho com capuz; um casaquinho e quatro pares de meias. Os recursos do programa são oriundos do Tribunal de Justiça (TJ-RS); Fundo de Combate à Pobreza (Ampara) e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.        

Conforme as diretrizes do “Mãe Gaúcha”, serão beneficiadas pelo programa as gestantes em situação de vulnerabilidade social (pobreza e extrema pobreza), a partir da 28ª semana gestacional; as quais recebam os benefícios do programa Bolsa Família (ou estejam aguardando o deferimento de inscrição para receber) e estejam realizando o pré-natal.

Não serão abertas inscrições para o programa. Atualmente, a SEMASC trabalha em conjunto com setores da SEMSA para verificar as informações do pré-natal, o qual precisa estar em dia. Com todas as informações reunidas pela SEMASC, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) irá direcionar esses kits para as mamães contempladas. O município tem o prazo de 180 dias para realizar as entregas, a contar da data de recebimento dos kits.

Kits atenderão município por seis meses

Segundo o secretário Beto Fantinel, o programa é permanente e pretende auxiliar com kits, que são enxovais completos para mãe e o bebê, mais de 50 gestantes em todo o Rio Grande do Sul. “Esses 103 kits entregues hoje aqui em São Luiz têm previsão de durarem seis meses e serão repostos na medida do necessário. O critério para a futura mãe receber é fazer o acompanhamento de Pré-Natal e ser de família em vulnerabilidade social. A entrega às famílias deverá ser feita no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da cidade”, explicou Roberto Fantinel.

Ele destacou também a necessidade políticas públicas eficazes voltadas para a terceira idade. “Hoje 20% da população gaúcha tem mais de 60 anos, ou seja, a cada cinco gaúchos, um é idoso. Por isso, o Estado lança em breve edital para construção de Centros Dia, espaços para atender esse público em turno integral, possibilitando que eles possam voltar para casa e convívio da família ao final do dia.”

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.