Santo Antônio das Missões: Secretaria de Saúde alerta para prevenção ao câncer de mama - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
2 de outubro de 2014
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Santo Antônio das Missões: Secretaria de Saúde alerta para prevenção ao câncer de mama

2 de outubro de 2014 l 13:55
Materia atualizada: 02/10/2014 l 13:55




Compartilhe!

A campanha Outubro Rosa começou ontem (1°) em todo país com o intuito de alertar sobre a prevenção contra o câncer de mama, responsável pelo maior número de morte entre mulheres. Durante o mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com as Unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESFs) desenvolverá ações de divulgação e prevenção sobre o câncer de mama, tambémdurante a EXPOSAM e no dia 29 do corrente mês na Praça Antônio Vicente do Nascimento.

Outubro Rosa éuma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro e dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou para este ano cerca de 57 mil novos casos da doença.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

O que causa o câncer de mama?

Na maioria dos casos de câncer de mama, não há uma causa específica. Há alguns fatores que estão associados ao aumento do risco de desenvolver a doença. A própria idade é um deles, pois a chance aumenta na medida em que se envelhece. Menstruação precoce, menopausa tardia, nuliparidade (não ter filhos), primeiro filho em idade avançada, não amamentação e uso de terapia de reposição hormonal são fatores associados ao risco. Consumo excessivo de álcool, obesidade na pós-menopausa e sedentarismo também. Os fatores hereditários são responsáveis por menos de 10% dos cânceres de mama. O risco é maior quando os parentes acometidos são de primeiro grau (pai, mãe, irmãos, filhos).

Existe algum sintoma além de caroço no seio?

A forma mais habitual é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor. Outros sinais e sintomas menos frequentes são edemas semelhantes à casca de laranja, irritação ou irregularidades na pele, dor, inversão ou descamação no mamilo e descarga papilar (saída de secreção pelo mamilo). Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

Como é o tratamento de câncer de mama?

O tratamento é multidisciplinar, ou seja, deve incluir a opinião de vários especialistas médicos, como o mastologista, o radiologista, o oncologista clínico, o radioterapeuta, assim como enfermeira especializada, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social. Habitualmente, o tratamento pede cirurgia e é complementado pela radioterapia e quimioterapia/hormonioterapia.

Quais são as chances de cura de câncer de mama?

Quando diagnosticado precocemente, há até 95% de chance de cura. Por isso, toda mulher a partir dos 40 anos deve realizar a mamografia.

Como e onde fazer o exame de mamografia?

Em Santo Antônio das Missões você pode solicitar nas unidades básicas de saúde: Secretaria Municipal de Saúde com EnfªPatrícia, ESF1 Jones Pereira com Enfª Angélica, ESF 2 Vó Matilde com EnfªMarieli, ESF 3 Saúde da Família Rural com EnfªDaiani. Com o encaminhamento o exame é realizado gratuitamente no município de São Luiz Gonzaga no Hospital São José ou na Idisa. O laudo da mamografia virá para o município, onde será avaliado o resultado e em caso de alterações será encaminhado para avaliação médica especializada.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados