Santo Antônio das Missões: campanha de prevenção ao câncer de próstata

 Só existe um modo de curar o câncer de próstata: descobrindo-o precocemente, ou seja, submetendo-se ao exame preventivo, exame de sangue (PSA) e toque retal. A Prefeitura Municipal em parceria com o Laboratório Santa Luzia promove a Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata, no dia 12 de abril (sábado) das 7h30min às 12h e das 14h às 16h.

O exame preventivo deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos, desta forma, consegue-se detectar tanto hiperplasia prostática benigna (HPB) quanto o câncer em fase inicial e ainda curável.

Nem sempre o homem apresenta sintomas evidentes no inicio da doença, o que dificulta o diagnóstico. O hábito de levantar várias vezes para urinar, dificuldade para fazer xixi e dor (muitas vezes o paciente se queixa de problema tanto no inicio como para parar de urinar), o fluxo da urina não sai completamente, urinando aos poucos, queixa constante de dor na região pélvica e nas costas e dor ao ejacular, são os principais sintomas de câncer de próstata. Não se sabe ao certo o que causa o câncer de próstata, porém sabe-se que algo com transmissão genética e hormônios podem estar implicados. A doença atinge desde o homem jovem até o idoso a partir dos 50 anos.

Os exames preventivos serão realizados no laboratório Santa Luzia – no dia 12 de abril (sábado) das 7h30min às 12h e das 14h às 16h – localizado na Rua Adriano Dorneles, 3586, ao lado da Secretaria Municipal de Assistência Social, diagonal com a Igreja da Matriz.

O que é PSA

PSA quer dizer Antígeno Prostático Específico. É um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico do câncer de próstata. O PSA é uma proteína encontrada no sangue que é a única ou especifica para a próstata.

Próstata

É um órgão pequeno do tamanho de uma castanha, com peso aproximadamente de 20 gramas, localizada logo abaixo da bexiga do homem. A função da próstata é produzir parte do líquido que forma o semem.

Principais doenças da próstata

Hiperplasia Prostática Benigna; Prostatite e Câncer de Próstata.