Rolador completa 21 anos de emancipação nesta sexta-feira

Compartilhe!

O município de Rolador completa nesta sexta-feira (16) 21 anos de emancipação político-administrativa. A idealização deste ideal teve início em 16 de abril de 1996, com a promulgação da Lei nº 70.750. Para celebrar a data, o prefeito João Alberto Aquino Gomes concedeu entrevista ao programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9.

João Alberto lembrou que o sonho de emancipação de Rolador iniciou em 12 de dezembro de 1990. Na época, o atual chefe do Executivo foi escolhido como vice-presidente da comissão emancipacionista. “Sinto muito orgulho em ter auxiliado na criação do município e hoje poder, juntamente com a Loiara, estar à frente da administração”, enfatiza.  

Pelo segundo ano consecutivo as festividades em alusão à data precisaram ser canceladas devido à pandemia. Neste ano as comemorações se limitaram às redes sociais. Escolas e as soberanas do município gravaram vídeos homenageando os 21 anos de instalação de Rolador. A prefeitura, através de sua página oficial no Facebook, também divulgou um vídeo em comemoração à data. Confira aqui.

Entre as principais ações da administração atual, João Alberto considera que a recuperação das estradas é uma delas. Cerca de 70% das vias rurais já foram patroladas e 100% do maquinário foi recuperado em quatro meses de mandato. Trechos da ERS 165, através de convênio com o Daer, também receberam melhorias. O piso da oficina mecânica da Secretaria de Obras, uma demanda urgente, foi também executado, além de um novo poço artesiano na comunidade da Figueira.

O grande crescimento populacional e econômico de Rolador foi acontecer com a construção do ramal ferroviário entre São Luiz Gonzaga e Cerro Largo, que iniciou em 1938 e foi inaugurado pelo presidente da República Juscelino Kubitschek em 10 de janeiro de 1957.

Em outubro de 1951, o então prefeito de São Luiz Gonzaga, Coronel Justino Marques de Oliveira, cria o Distrito de Rolador, pela Lei Nº 87. As mudanças que ocorreram na agricultura, a partir de 1970, provocaram um novo surto de desenvolvimento, com a valorização e a expansão da lavoura de soja. Atualmente, Rolador leva o título de Terra Fértil Missioneira, pela excelente produção de grãos desenvolvidos em seu território. O município faz divisa, atualmente, com São Luiz Gonzaga, São Pedro do Butiá, Salvador das Missões, Cerro Largo, Mato Queimado, Caibaté e Roque Gonzales.