logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Proteção de nascentes é estimulada em Cândido Godói

Compartilhe!

O projeto de preservação ambiental desenvolvido por estudantes do Instituto Estadual Cristo Redentor, em Cândido Godói, aliou-se à demanda da família de Renê Mallmann, no interior do município, de cuidar e aumentar a disponibilidade de água existente na propriedade. Para que a atividade pudesse ser desenvolvida, contaram também com a parceria da Emater/RS-Ascar e das secretarias municipais de Agricultura e de Obras, que possuem experiência na proteção de nascentes, realizada em diversas propriedades do município.  

Na semana passada, os envolvidos uniram esforços para executar a proposta. Em seu entorno foram implantadas 58 espécies de mudas nativas para a recomposição florestal, doadas pela Secretaria Municipal da Agricultura. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Obras na abertura das covas para o plantio das árvores.  

A proposta orientada pela professora Daniela Silva de Lourenço faz parte do componente curricular Projeto Investigativo, desenvolvido pelas estudantes Kelly Carine Zgierski e Cíntia Eliza Ferst, do 3º ano do Ensino Médio.  

Os extensionistas da Emater/RS-Ascar Elizane Kin e Elton Naumann orientaram a atividade, sendo que a nascente é aproveitada em duas residências, na horta para a subsistência e o excedente abastece os reservatórios de criação de peixes.

O secretário da Agricultura, Vilmário José Szynwelski, destaca a importância da parceria entre as entidades para a realização desse tipo de iniciativa, sendo que o trabalho de preservação de água é muito importante no município.  A família estima que com a preservação da nascente tem economia média de R$ 300,00 mensais na propriedade. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.