Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Prefeito Paulinho Salerno, de Restinga Sêca, é eleito novo presidente da Famurs

Compartilhe!

O prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, foi eleito como novo presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, a Famurs. A eleição aconteceu nesta terça-feira (03/05) na sede estadual do MDB no Centro Histórico de Porto Alegre. O gestor vai comandar a Famurs no período de 2022/2023. O prefeito de Restinga Sêca disputou a eleição interna do MDB e venceu o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso e o prefeito de Marcelino Ramos, Vannei Mafissoni.

Os outros dois prefeitos que estavam na disputa abriram mão da eleição para apoiar o prefeito Paulinho Salerno. O prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, e o prefeito de Boa Vista do Buricá, Joãozinho Sehnem, anunciaram suas candidaturas, mas abriram mão na última semana para anunciar apoio ao prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno. A ideia dos dois prefeitos é assumirem câmaras temáticas internas da Famurs e atuarem com foco no desenvolvimento de suas regiões.

A decisão obedece a um rodízio estabelecido pelo estatuto da Famurs que dá direito aos quatro partidos que elegeram mais prefeitos e vice-prefeitos no Rio Grande do Sul em comandarem a presidência da Federação por um ano. Como o MDB foi o segundo partido com o maior número de prefeitos eleitos no RS em 2020, obteve o direito de escolher o novo presidente da Famurs no segundo ano de mandato dos prefeitos gaúchos, após o primeiro ano ser liderado pelo Progressistas com o presidente e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto.

Atualmente, o prefeito Paulinho Salerno preside a Câmara Temática de Inovação da Famurs na gestão do Presidente Eduardo Bonotto. Durante o último ano, Salerno liderou importantes ações na Famurs como o desenvolvimento de uma cooperação técnica entre Famurs e o espaço de inovação – Instituto Caldeira. Salerno contribuiu com a realização do Primeiro Seminário de Inovação e Comunicação para os assessores de comunicação das 497 prefeituras do RS, liderou e organizou pela Famurs o evento Pré-South Summit Brasil, colaborando na aplicação de políticas de inovação para as prefeituras gaúchas e aproximou a federação de diversas universidades.

Salerno também liderou a criação da primeira cartilha com o mapa da inovação no Rio Grande do Sul, contribuindo com a radiografia de oportunidades e empregos gerados pelos hub’s de inovação, um trabalho desenvolvido em conjunto com a Frente Parlamentar de Inovação da Assembleia Legislativa.

“Como municipalista convicto eu fico realmente muito feliz em ser escolhido pelos meus colegas e vice-prefeitos do MDB para presidir a Famurs na gestão 2022/2023. Fui vereador, vice-prefeito, prefeito reeleito e presidente da nossa associação dos municípios da região central. Me sinto preparado para o desafio de assumir a Federação que representa os 497 municípios do Rio Grande do Sul. Nestes últimos meses já venho atuando ao lado do presidente Eduardo Bonotto como responsável pela Câmara Temática de Inovação e isso me dá muita tranquilidade em comandar a Famurs”, ressaltou o prefeito Paulinho Salerno.

Paulinho Salerno é prefeito reeleito de Restinga Sêca, foi presidente da AMCENTRO, associação dos municípios da Região Central, foi presidente também do CIRC – Consórcio Intermunicipal da Região Centro do RS. Iniciou sua trajetória na política como vereador no município de Restinga Sêca, depois foi vice-prefeito, prefeito e reeleito como chefe do executivo do município.

Salerno é pai de dois filhos, Augusto Salerno e Isadora Salerno. É casado com Naiane Araújo Dotto.

Restinga Sêca possui 15.744 habitantes. A cidade gaúcha tem um PIB de R$ 426.060.174,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,683, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Famurs 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.