logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Prefeito de Bossoroca avalia novo programa de irrigação que deverá beneficiar as Missões

Compartilhe!

Um novo programa com foco na irrigação acaba de ser apresentado e poderá contemplar as Missões. A iniciativa é do senador Luis Carlos Heinze (Progressistas). Na última terça-feira (27), em Porto Alegre, foi realizada uma reunião de apresentação do programa. O evento contou com a participação do prefeito de Bossoroca, Juca Dutra.

Segundo o prefeito, durante entrevista para o programa Jornal da Manhã nesta quarta-feira (28), a iniciativa tem a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Sociedade de Agronomia.

Conforme Juca, em  março haverá uma nova reunião nas Missões para tratar do projeto. “É interessante que participem os sindicatos, entidades, profissionais e cursos de Agronomia”, frisou o prefeito.

O projeto contempla a identificação e demarcação de 5.479 pontos de acumulação de água nas principais bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul. Os estudos serão viabilizados por meio de recursos de emenda parlamentar, encaminhadas por Heinze às prefeituras de cada região.

A estimativa de custo é de R$ 12 por metro cúbico, que já conta com orçamento inicial. Heinze alocou R$ 800 mil que serão utilizados na identificação das bacias localizadas nas regiões da AMM, Amufron e Amuplan.

Heinze, que tem trabalhado na iniciativa há um ano, destacou o alcance do projeto. “Os pontos mapeados serão capazes de irrigar mais de 3,2 milhões de hectares de soja, milho, arroz, pastagens e outras culturas. É uma ferramenta que nos ajuda a combater a estiagem e até o excesso de água, se considerarmos a exploração de pequenas centrais hidrelétricas”, afirmou o senador gaúcho.

Fonte: Rádio Missioneira | Com informações da Assessoria de Imprensa do senador Heinze 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.