Com objetivo de garantir seus direitos já conquistados com anos de luta, policiais civis estão paralisados hoje. Em todo o Rio Grande do Sul, a classe está em um dia de mobilização, com grande adesão dos servidores.
Em São Luiz Gonzaga, policiais lotados no plantão, Delegacia Regional, Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente, além da Delegacia de Polícia estão paralisados. A concentração ocorre em frente Delegacia de Pronto Atendimento. A mobilização iniciou às 8h30 e segue até às 18h.
Os atendimentos de urgência serão realizados. Conforme José Alberto Biegelmeier, que representa a Ugeirm na região, em casos de ocorrências envolvendo mulheres, crianças ou idosos haverá atendimento. Os casos menos urgentes serão realizados amanhã. Ele pede a compreensão da população, afirmando que trata-se de um mobilização em prol de garantir que a polícia continue prestando um trabalho eficaz pela comunidade.
A categoria tem alguns pontos principais de reivindicação. As promoções, que tradicionalmente são divulgadas em abril, e neste ano não ocorreram; a convocação dos aprovados no concurso, aptos para ingressar na Academia de Polícia e o risco de atraso nos salários e as alterações na lei de aposentadoria. Ao todo, são mais de cinco mil servidores paralisados hoje.