A Polícia Civil de Santiago, Brigada Militar e Inspetoria Veterinária realizaram uma operação em conjunto de combate ao abate clandestino. A operação que aconteceu no município de Itacurubi na manhã desta sexta-feira(22), foi coordenada pelo delegado Vladimir Medeiros.
Falando para a reportagem da Rádio Missioneira, ele informou que a ação foi resultado de investigações e denúncias sobre este tipo de crime, que resulta também na comercialização de carnes sem nenhum tipo de fiscalização, colocando em risco a saúde pública. Foram visitados diversos estabelecimentos comerciais e algumas propriedades do interior, e cumpridos 10 mandados, sendo seis na cidade e quatro na área rural. Em algumas destas propriedades, a Polícia comprovou que seriam locais de abates clandestinos. A operação resultou e sete pessoas detidas, sendo que quatro delas, após serem ouvidas na Delegacia de Santiago, foram encaminhadas para o presídio e colocadas a disposição da Justiça. As outras, vão responder processo por comercialização de produtos não fiscalizados e sem procedência.
Também foram recolhidos e inutilizados 740 kg de carne e derivados, e alguns embutidos que estavam com a data vencida.Todo o produto apreendido foi inutilizado e enterrado por uma equipe da Inspetoria Veterinária. O delegado Vladimir Medeiros complementou que este tipo de operação vai continuar sendo realizada em toda a região, assim como o combate ao abigeato.