As obras da nova Central Geradora Hidrelétrica (CGH), da Gedisa Energia, construída no Rio Ijuí, na Esquina Gaúcha, interior de Santo Ângelo, estão avançando. Após concluída, a usina terá uma capacidade de geração de 4,95 megawatts de energia, fruto de um investimento de R$ 35 milhões.
O canteiro de obras foi visitado, recentemente, por uma equipe da Cermissões. “O grande diferencial desta CGH é a tecnologia inovadora das turbinas, que utiliza um maior volume de água com menor queda”, afirmou em nota a cooperativa. O objetivo da visita técnica foi aprofundar o conhecimento sobre a tecnologia empregada na construção da usina.
Segundo Daniel Bittencourt, engenheiro responsável pela obra, o gerador é totalmente submerso e integrado ao corpo da turbina, o que garante uma vedação superior por meio de um revestimento completo em concreto.
Durante a visita, a comitiva da Cermissões teve a oportunidade de acompanhar de perto o andamento das obras e conhecer detalhes técnicos importantes, como o deslocamento de rochas, a profundidade e dimensões das paredes de concreto, além das especificações das peças dos geradores.
Os profissionais também puderam observar o canal de água que atravessará as turbinas, responsável por transformar a energia mecânica em energia elétrica.
Fonte: Rádio Missioneira | Com informações da Cermissões