logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Museu Histórico das Missões já conta com 500 itens no acervo

Compartilhe!

O Museu Histórico das Missões, em Santo Ângelo, já conta com aproximadamente 500 itens em seu acervo. A exposição inaugural ocorrerá no dia 3 de maio, data que irá marcar os 398 anos da chegada dos jesuítas em território gaúcho.

Segundo Diego Barbosa, curador do museu, em contato com a Rádio Missioneira, os visitantes irão encontrar um espaço moderno, com salas temáticas. A arte sacra jesuítico-guarani será evidenciada. O prédio também contará com elevador panorâmico, pinacoteca, fototeca e mapoteca. Conforme Diego, um dos itens de destaque do acervo será uma imagem jesuítico-guarani de Santo Isidoro. Também haverá peças inéditas, como a de Santa Barbara.

O Museu Histórico das Missões foi instalado no antigo Centro Administrativo José Alcebíades de Oliveira, onde funcionou por mais de 90 anos a Intendência e a Prefeitura de Santo Ângelo. As obras tiveram um investimento de R$ 3,2 milhões, sendo R$ 2,5 milhões da Secretaria de Estado da Cultura, mais contrapartida do município. O espaço abrigará um rico acervo sobre os Sete Povos das Missões.

A inauguração do Museu Histórico das Missões deverá contar com a presença de diversas autoridades brasileiras, como o governador Eduardo Leite e vai marcar o pontapé inicial da preparação dos festejos e da programação para 2026, quando completam-se 400 anos da saga jesuítica-guarani no Rio Grande do Sul, iniciada exatamente em 3 de maio de 1626.

Foto: reprodução/ Museu Histórico das Missões

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.