Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Monumento aos são-luizenses que lutaram na Segunda Guerra será erguido na Praça Cícero

Compartilhe!

Na última terça-feira (28), atendendo o convite do coordenador da Assessoria de Promoção do Desporto e do Lazer de São Luiz Gonzaga, Tito Bilinski, a secretária de Turismo Luiza Caterine Santos Panegalli participou de um ato no Centro Expedicionário Cícero Cavalheiro, juntamente a autoridades municipais.

Na ocasião, Tito apresentou o local onde será instalado o Monumento do Expedicionário. A obra deverá ser executada pelo escultor Vinicius Ribeiro e irá homenagear os são-luizenses que se alistaram na Força Expedicionária Brasileira (FEB), delegação militar enviada pelo Brasil à Europa para lutar ao lado dos Aliados, contra o Eixo, na Segunda Guerra Mundial. Foi constituída em agosto de 1943. 

Na ocasião, Ana Tereza Cavalheiro e o seu filho Luís Fernando Cavalheiro Pires, relataram aos presentes a heróica história do familiar Cícero Cavalheiro, que nomeia o centro. O prefeito Sidney Luiz Brondani falou sobre a relevante homenagem, seguido pela fala do comandante do 4° RCB coronel Leonardo Faulhaber, que destacou a participação dos brasileiros na FEB.

Também estiveram presentes os vereadores Paulo Fraga, Claudio Pereira, Valmir Rosa Silveira , João Iuri de Oliveira, Fernanda Oliveira (da SEMEDE), Capitão José Ronaldo Greff Amaral e Celena Camargo (SEMTC).

Fonte: Secretaria de Turismo e Cultura de São Luiz Gonzaga