Liga Feminina de Combate ao Câncer de São Luiz Gonzaga divulga ações realizadas pela entidade - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
14 de dezembro de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Liga Feminina de Combate ao Câncer de São Luiz Gonzaga divulga ações realizadas pela entidade

Foto: Alex Tomilin/Rádio Missioneira
14 de dezembro de 2019 l 19:15
Materia atualizada: 16/12/2019 l 09:32




Compartilhe!

Neste ano, a Liga Feminina de Combate ao Câncer desenvolveu a sua Campanha de Prevenção do Câncer e contou com grande apoio da comunidade são-luizense. Várias entidades locais foram parceiras nas ações de sensibilização para os objetivos da campanha: prevenção primária – evitar a doença; prevenção secundária – detectar, por meio de exames, a existência dela, para então tratá-la.

O início da campanha de prevenção do câncer ocorreu com o apoio da 32ª CRE, SEMEDE e Secretaria Municipal da Saúde, que, juntas, por meio do PSE – Programa Saúde na Escola, desenvolveram o Projeto “SE LIGA NA SAÚDE”, que teve como objetivo principal, sensibilizar os professores do 8º ano do Ensino Fundamental, para que desenvolvessem atividades de prevenção ao câncer, dentro da disciplina de Ciências e, a partir disso, esses conhecimentos fossem compartilhados com a comunidade escolar.

Inicialmente, os professores das Redes Estadual e Municipal, envolvidos no PSE e os profissionais da área da Saúde das ESFs do município, participaram de um momento de capacitação para que pudessem trabalhar a temática da Prevenção do Câncer durante os meses de setembro e outubro, com os alunos envolvidos e a comunidade escolar. A capacitação foi no dia 10 de setembro, no salão de atos de 32ª CRE, e teve como palestrantes a  cirurgiã-dentista, Jane Mildner, Coordenadora da Saúde Bucal, e Silvana Nascimento, Coordenadora do PSE, da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santo Ângelo, e, ainda a Drª em Ciências Biológicas, Gabriela Hirsch, professora na rede UNIJUÍ – UNICRUZ.

A Liga Feminina agradece as escolas que aderiram ao convite e realizaram suas campanhas de prevenção: Escolas Estaduais: EEEF Profª Amália Germano de Paula, EEEF Dr. Mário Vieira Marques – CIEP, IE Rui Barbosa, EEF Pe. Miguel Fernandez, IEE Professor Osmar Poppe, EEM São Luiz e EEEF Senador Pinheiro Machado. Escolas Municipais: EMEF Pe. Augustro Preusler, EMEF Coração de Jesus, EMEF José Bonifácio, EMEF Profª Francisca Lencina e EMEF Cel. Manoel Mamede de Souza. A Liga agradece a 32ª Coordenadoria Regional de Educação, a Sec. Mun. de Educação e Desporto e a Sec. Mun. de Saúde pelo apoio no desenvolvimento deste projeto, bem como parabeniza os professores e alunos envolvidos.

Durante a Expo São Luiz, em parceira e a convite do Rotaract Club, a Liga desenvolveu a Mesa Redonda “Câncer: superação e vida nova”, onde pessoas da comunidade fizeram seus relatos sobre a descoberta do câncer, superação da doença e a vida nova. O trabalho da psicóloga, Flavia Flach, professora do curso de Psicologia na UNIJUÍ, desenvolvido com os assistidos da Liga, portadores de câncer, em Santa Rosa e Ijuí também foi tema do debate na Mesa Redonda.

Durante o Encontro de Mulheres “OUTUBRO ROSA”, no dia 17 de outubro, no Salão de Artes Lucas Franco de Lima, ocorreu a palestra com a Drª Norma Benvenuti, sobre a Prevenção do Câncer de Mama. O CRAS, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital São José e Liga Feminina, em parceria, organizaram o evento.

No dia 19 de outubro, a Liga participou como apoiadora da “Campanha de Exames de Mamografia”, realizado pelo Hospital São José, que atingiu o número 790 de exames realizados durante o mês de outubro, abrangerando os 14 municípios atendidos, mês em que se intensifica a campanha Outubro Rosa.

A Campanha Outubro Rosa, organizada pela equipe técnica da Unidade Prisional de São Luiz Gonzaga, para as detentas, ocorreu no dia 22 de outubro e, a convite da assistente social, Clarissa Balbé, e da psicóloga, Tatiana Taborda, as voluntárias da Liga participaram de um momento de diálogo e reflexão sobre a “Prevenção e autocuidados em relação ao câncer de mama”.

No dia 13 de outubro, no Salão da Gruta, foi realizada a palestra organizada pela Liga, que teve o urologista, Dr. Fábio Buchorn, falando sobre a “Prevenção do Câncer de Próstata” para o Grupo de Idosos, do Projeto Conviver – CRAS.

No dia 23 de novembro, ocorreu o“2º Passeio Ciclístico pela Vida”, em parceria com o Pró-Giro Bike Clube de São Luiz Gonzaga, que teve como objetivo, sensibilizar a comunidade sobre a importância das atividades físicas no combate de doenças e de prevenção ao desenvolvimento de câncer.

No Novembro Azul, a “Campanha Exames de PSA – para Câncer de Próstata”, em parceria entre a Liga e o Laboratório Biolabor, oportunizou a realização de 48 exames para os homens que  solicitaram a requisição na entidade.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer se sente fortalecida pelo engajamento das entidades e da comunidade nas suas campanhas de prevenção ao câncer e deixa a sua mensagem: PREVENÇÃO É ATITUDE!

Fonte: LFCC – São Luiz Gonzaga


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados