Laureano, Ilda e Neusa recebem o diploma "Paulo Freire" - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
29 de outubro de 2014
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Laureano, Ilda e Neusa recebem o diploma “Paulo Freire”

29 de outubro de 2014 l 09:57
Materia atualizada: 29/10/2014 l 09:57




Compartilhe!

Em meio a presença de autoridades, representantes de entidades, professores, alunos e comunidade, foi realizada a entrega do "Diploma Paulo Freire" na tarde desta terça-feira (28) junto as dependências da câmara de vereadores. Esse ano os homenageados foram: Laureano Castilho – Indicado pelo SINPRO/RS; Ilda Pereira Cattelan – indicada pelo CPERS/Sindicato e Neusa Maria Hoff Ceribol – indicado pelo Sindicato dos Municipários. A mesa que coordenou a homenagem contou com o presidente do legislativo – Reni Rodrigues Lopes, secretária da mesa – Maria de Lourdes Matzembacker, Secretária de Educação – Sônia Cuozzo Prates e homenageados.

– Para nos professores, no mês de outubro, fizemos um chamamento para uma celebração que mostra as relações na plenitude de nossas maturidades e incompletudes quando podemos viver no cotidiano a intensidade e cumplicidade, o ensinar aprender mutuo, desde as coisas mais importantes de nossa militância de educadores engajados , como a das coisas mais simples que a relação pode oferecer . – destacou a vereadora Eni Araújo Malgarim no discurso realizado em nome da câmara.

Eni afirmou: "Laureano, Ilda e Neuza são educadores que se constroem como agente de cidadania usando o conhecimento como ferramenta de trabalho, impondo a cada um a necessidade de se transformar, num mediador, da cultura, no pensador cientifico, filosofo critico e no cuidador competente de seus trabalhos, que superam o espontaneismo, a mentalidade missionaria para serem valorizadas como educadores que constroem a transformação social pela educação, junto com os colegas militantes dessa causa".
-Este diploma Paulo Freire, sem duvida, nos incita a aclamar todos os educadores, não só a sua criação teórico educativo-ético-político, mas, as atitudes de vida baseada no amor, compreensão, cidadania, identificado com as dores e alegrias que a vida nos proporciona . Parabéns Laureano, Neuza e Ilda. Parabéns Educadores. – finalizou a vereadora Eni.

Laureano um cidadão, esportivo, amante da vida, que pedala pelo mundo buscando a felicidade. Sua trajetória na educação é de um sujeito inquieto , preocupado com a vida de qualidade para todos , pela construção do sonho possível de uma sociedade que tem o ser humano como referencia central das suas relações e dos seus valores. Em sua fala na tribuna agradeceu a homenagem, a indicação de seu nome pelo SINPRO/RS e destacou pontos importantes de sua trajetória como educador. Laureano afirmou que em sala de aula busca transmitir aos seus alunos não somente os ensinamentos de química, mas lições de vida, para que os mesmos tornem-se cidadãos comprometidos com seu meio social.

Neuza, educadora que assumiu um projeto de educação inclusiva e participativa, concretizando o compromisso com a escola publica, de qualidade social no meio rural. Reafirma na sua vivencia educacional a sua luta e o cuidado com o compromisso dos direitos humanos, com o projeto de uma sociedade igualitária, avançando cada vez mais o processo de inclusão social. Ao agradecer a homenagem, a professora destacou seu trabalho como alfabetizadora no campo, as dificuldades de ensino no meio rural. E ainda, a importância deste desbravamento para a formação de agentes sociais capazes. Ao lembrar-se de passagens de sua vida na área educacional fez os presentes se emocionarem.

Ilda, a professorinha do tempo que a normalista vestia azul e branco e era cantada em prosa e versos. Hoje com seus noventa e dois anos inaugura o coroamento de um movimento feito com anos, dedicação religiosidade na bonita trajetória de vida com seus ensinamentos com dialogicidade, livre exercício da consciência, reflexão, criticidade e interação com a comunidade. Teu ato de amor sempre foi além dos conhecimentos construídos, Foi acolhedora em cada comunidade do campo. A vereadora Maria de Lourdes Matzembacker representou a professora na tribuna. A mesma agradeceu a homenagem e afirmou que a trajetória educacional de Ilda que deixou laços de ensino, amizade e amor ao próximo. E em varias localidades do interior de São Luiz Gonzaga sua passagem deixou marcas.

Paulo Freire – Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África.

Diploma Paulo Freire – O Diploma Paulo Freire entregue anualmente pela Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga a educadores do município é uma forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área educacional no ensino particular, estadual e municipal.

 


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados