logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Inscrições para atendimento no Centro de Equoterapia ocorrem de 21 a 23 de novembro

Compartilhe!

Estão abertas as inscrições para interessados em participar das atividades de tratamento terapêutico oferecidas pelo Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande – CEDRG. Neste primeiro momento, serão disponibilizadas 45 vagas, que serão destinadas aos 45 primeiros pacientes inscritos aptos ao tratamento, onde os mesmos terão acompanhamento com a Equipe Multidisciplinar do Centro de Equoterapia, pelo período de seis meses, sendo que será realizado um tratamento gratuito, individualizado e inclusivo.

Poderão participar dos atendimentos crianças, adolescentes e adultos, com diferentes tipos de deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento (autismo, síndrome de down, paralisia cerebral, hiperatividade e déficit de atenção etc.), os quais serão encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luiz Gonzaga/RS – SEMSA.

Desta forma, os pais e/ou responsáveis de pacientes que tiverem indicação médica para a pratica da equoterapia devem providenciar os seguintes documentos:

– Identidade, CPF e comprovante de residência do paciente e do responsável;
– Dados de contato dos responsáveis;
– Laudo Médico ou Atestado (com CID) indicando e liberando o paciente para a pratica da Equoterapia; e
– Cartão do SUS.

Com os documentos em mãos, os interessados deverão procurar a Secretaria Municipal de Saúde de São Luiz Gonzaga/RS para encaminhamento dos interessados ao Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande.

As inscrições ocorrerão nos dias 21, 22 e 23 de novembro, na recepção da SEMSA, localizada na Rua Fernando Machado, nº 2899 (Hospital Materno Infantil).

A documentação apresentada será analisada pela equipe técnica do Centro de Equoterapia, que entrará em contato com os responsáveis para agendamento das avaliações com a Equipe Técnica do CEDRG, composta por uma Psicóloga, uma Fisioterapeuta e um Educador Físico, que analisarão o quadro clínico do paciente/praticante, verificando se o mesmo encontra-se apto à prática da Equoterapia e, se positivo, realizando, em seguida, o Protocolo de Atendimento personalizado do paciente/praticante, ao levar em conta as diversas patologias com comprometimentos motores e cognitivos do mesmo.

Insta destacar que a equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência, empregando o cavalo como agente promotor de ganhos físicos e psíquicos para o indivíduo praticante, principalmente por exigir a participação integrada de diferentes partes do corpo, contribuindo para o desenvolvimento da força muscular, do relaxamento, da conscientização do próprio corpo e do aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A meta terapêutica da equoterapia é desenvolver ao máximo as funções motoras do praticante. Já a meta funcional motora da equoterapia é desenvolver no praticante capacidades que permitam sua independência nas atividades de vida diária. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Assim o praticante – termo utilizado para designar a pessoa com deficiência quando em atividade equoterápica – participa como sujeito ativo do processo de sua reabilitação, na medida em que interage com o cavalo e tem possibilidade de, ativamente, construir sua prática terapêutica.

O retorno dos atendimentos do Centro de Equoterapia será viabilizado por conta da assinatura de Convênio entre o CEDRG e a Prefeitura de São Luiz Gonzaga/RS, no valor de R$88.000,00, sendo esse valor objeto de indicação parlamentar dos vereadores Adão Schimitz, Ana Barros, Claudio Pereira, João Iuri, Misael Porto, Nara Mendes e Valmir Silveira.

As atividades do Centro de Equoterapia ocorrerão na sede da instituição, localizada nas dependências do 4° Regimento de Cavalaria Blindado, que é parceiro do CEDRG na execução das Sessões de Equoterapia, prestando auxilio por meio da credencia de um Equitador e Auxiliares-Guia para a execução das atividades.

Fonte: Centro de Equoterapia

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.