SÃO LUIZ GONZAGA

São Luiz Gonzaga, RS, Brazil

Inaugurada a Casa da Memória em Roque Gonzales

  • 9 de maio de 2019
  • Geral
Casa será ponto de turismo para a região

Construída no início da década de 1930, a casa que serviu de abrigo a dezenas de descendentes de Germano e Mônica Grings, a partir desta quinta (9) passa a abrigar um acervo histórico de cinco municípios atingidos pela construção da Usina Passo  São João: Dezesseis de Novembro, Roque Gonzales, Rolador, São Luiz Gonzaga e São Pedro do Butiá.

Casa à época de sua construção. Dona Mônica, ladeada pela filha Lúcia (E) e filho Guido: Foto: Arquivo pessoal

Em seu interior serão expostas peças que contam um tanto das histórias de famílias que habitavam as áreas alagadas pela construção da usina. São equipamentos, utensílios domésticos e, entre outros materiais, registros fotográficos que rememoram como era a época em que nem se imaginava que um dia a região possuísse tal empreendimento.

Prefeito anfitrião Haas, primeira dama Sueli, vice prefeito Justem, Prefeitos Gonzatto, Berwanger e Brondani. Foto: Renê Leal

A entrega do Museu Regional Casa da Memória ocorreu na manhã desta quinta (9) em solenidade que contou com a presença dos prefeitos Ademir Gonzatto, de Dezesseis de Novembro, João Haas, de Roque Gonzales, Sidnei Brondani, de São Luiz Gonzaga e Martinho Berwanger, de São Pedro do Butiá, descendentes da família Grings, servidores municipais e da Eletrosul, empresa que restaurou o casarão sem, no entanto, esquecer do seu design original.

Momento da inauguração. Foto: Renê Leal

Familiares presentes no ato. Foto: Renê Leal

A casa foi construída em 1936 para abrigar a família de Germano Grings e por muitas décadas isso aconteceu.Antes do início da construção da usina, o então proprietário do prédio, Aloísio Guido Grings, doou o mesmo para a Eletrosul com a finalidade de transformá-la na Casa de Memória. O doador esteve representado no ato, através da senhora Maria, viúva do benfeitor.

A casa, antes da restauração, em setembro de 2015. Foto: Renê Leal.

Em nome da família falou a única filha viva de Germano Grings, a senhora Lúcia.  Com emoção e lucidez, com 86 anos, falou da alegria em estar junto daquela casa onde viveu a partir de seus quatro anos.

Lúcia, única filha viva de Germano e seu filho José Ilário (E). Foto: Renê Leal.

A Casa da Memória está localizada no Bairro Grings e é aberta à visitação pública.

LEIA MAIS EM RADIOMISSIONEIRA.COM

MENU PRINCIPAL

MENU NOTÍCIAS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

TELEFONE    55 3352-4141

WHATSAPP    55 3352-4141

LOCALIZAÇÃO    Rua Júlio de Castilhos, 2236 - Centro - São Luiz Gonzaga/RS

SIGA NAS REDES SOCIAIS

COPYRIGHT Ⓒ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

ORGULHOSAMENTE DESENVOLVIDO POR

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.