logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Há 58 anos, Bossoroca conquistava a sua emancipação

Compartilhe!

Nesta quarta-feira (12) o município de Bossoroca completa 58 anos de emancipação político-administrativa. A cidade que tem como base econômica a cultura da soja, do trigo, o desenvolvimento da pecuária e a atividade comercial e de serviços, possui, segundo o IBGE 5.890 habitantes. Atualmente, José Moacir Francisco Dutra (Juca), governa o município. Faz divisa territorial com São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões, São Miguel das Missões, Santiago e Itacurubi.

Para celebrar à data, o município realiza nesta quinta-feira (12), a Festa de Aniversário e reinauguração do Centro Esportivo da Escola Laerte, além de mateada, show com Garotos do Fandango, distribuição de cachorro-quente, e bolo de aniversário. No sábado e no domingo, seguem as inaugurações e outras atividades sociais.

A origem de seu nome vem da palavra em tupi-guarani Iby-Soroc, que significa chão rasgado, fenômeno denominado Vossoroca, que se pode observar através do efeito das águas em terrenos arenosos, onde se abrem enormes rachaduras. Durante algum tempo, a localidade usou a grafia Boçoroca. Posteriormente, em razão de adequação à língua portuguesa, passou-se a usar Bossoroca.

No ano de 1965, iniciou-se o movimento que iria culminar com a emancipação do município. A Comissão Emancipacionista foi composta, primeiramente, por Marcos Fabrício, Avelino Cardinal, João Dutra e Leoveral Oliveira. Bossoroca desmembrou-se de São Luiz Gonzaga em 12 de outubro de 1965, quando foi criado o município, através da Lei 5.058, pelo então governador Ildo Meneghetti. No entanto, a instalação aconteceu somente em 4 de março de 1967.

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.