Fiocruz confirma os primeiros casos da variante Delta em Santo Ângelo

Compartilhe!

Duas amostras coletadas no mês de agosto apresentaram resultado positivo para a linhagem do vírus originada na Índia

Após o aguardo pelo resultado da análise laboratorial da Fiocruz, onde as coletas dos exames de casos suspeitos de Santo Ângelo foram enviados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) ao Rio de Janeiro, a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (12ª CRS) confirmou na tarde desta quarta-feira (1º), os primeiros registros da variante Delta em Santo Ângelo, após o resultado recebido pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

Segundo o coordenador da 12º CRS, Iury Sommer Zabolotsky, os casos enviados à Fiocruz são referentes ao dia 12 de agosto deste ano. Duas amostras apresentaram resultado positivo para variante originária da Índia. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Christensen, apesar dos avanços no combate à covid-19, com a vacinação de boa parcela da população e a queda nos casos e internações hospitalares, destacamos a necessidade de que a comunidade busque a segunda dose da vacina, que oferece uma imunidade mais ampla.

“O momento não é de escolher a vacina e sim ser vacinado com o imunizante oferecido pelo Ministério da Saúde. É preciso continuar com todas as medidas de higienização e cuidados. A delta tem como característica mais marcante, comprovada cientificamente, a maior transmissibilidade. Quanto à gravidade, ainda não há evidências de que ela provoque uma doença mais ou menos agressiva em relação às outras linhagens”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Ângelo