Ernani Polo homenageia 20 anos da Expodireto/Cotrijal e destaca sua importância para o agronegócio - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
22 de maio de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Ernani Polo homenageia 20 anos da Expodireto/Cotrijal e destaca sua importância para o agronegócio

Foto: site deputado Ernani Polo
22 de maio de 2019 l 10:17
Materia atualizada: 22/05/2019 l 10:17




Compartilhe!

Uma das maiores feiras agropecuárias do país – a Expodireto Cotrijal, de Não-Me-Toque – foi tema do Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (21). A homenagem foi proposta pelo deputado Ernani Polo (PP), que apontou a magnitude alcançada pelo evento, 20 anos após a sua primeira edição, e enalteceu a visão e a determinação do seu idealizador, Nei César Mânica, que soube “com muita sabedoria e competência, transformar o sonho de uma cooperativa, de uma comunidade pequena, em realidade”.

Realizada em uma área de 98 hectares, a feira contou nesta edição com 534 expositores, 268 mil visitantes e uma comercialização recorde de R$ 2,4 bilhões. Em 2007, tornou-se internacional, recebendo delegações estrangeiras, que aumentam a cada edição. Este ano, segundo Polo, comitivas de 74 países dos cinco continentes estiveram no evento. “Encontro de apaixonados pelo “agro”, de gerações de agricultores, algo que muito nos emociona”, disse.

Além da figura do presidente da cooperativa, Nei César Mânica, Polo saudou outros personagens marcantes na história da feira e da Cotrijal, como o ex-presidente Schmitão (Irmfried Otto Ingbert Harry Schmiedt), o jornalista Paulo Sérgio Pinto, autor da expressão “Cidade do Agro”, e apoiadores como Odacir Klein, Francisco Turra e Antônio Sartori.

Conforme Polo, a Expodireto reflete um cooperativismo moderno, profissional e que busca a eficiência como forma de se manter competitivo no mercado. Ele registrou a importância do setor agropecuário para a economia do país, como gerador de emprego e renda, responsável por mais de 40% do Produto Interno Bruto do Rio Grande do Sul.

Disse que, enquanto foi secretário da Agricultura, sempre participou do evento e que, agora, como deputado, seguiria participando dele e apoiando suas ações para que o setor agropecuário gaúcho tivesse ainda mais excelência e qualidade. “O agro é gente, gente que produz e gente que consome. O agro é alimento, o agro é vida”, declarou o parlamentar.

Associaram-se à homenagem na tribuna os deputados Sérgio Turra (PP), Elton Weber (PSB), Paparico Bacchi (PR), Vilmar Zanchin (MDB), Mateus Wesp (PSDB), Tenente-Coronel Zucco (PSL), Luiz Fernando Mainardi (PT), Sérgio Peres (PRB), Eduardo Loureiro (PDT), Aloísio Classmann (PTB) e Eric Lins (DEM).

Acompanharam os pronunciamentos o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, o desembargador Francisco José Moesch, representando o Tribunal de Justiça, o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, o subdefensor público-geral, Tiago Rodrigo dos Santos, o prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo, e o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, entre outras autoridades.

Fonte: Marinella Peruzzo – Agência de Notícias-ALRS | Edição: Letícia Rodrigues


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados