Um evento de demonstração em Santo Ângelo apresentou para a Região das Missões, nesta terça-feira (25), um equipamento moderno e já utilizado em outros países. Trata-se da capina elétrica.
Segundo Edson Silveira, diretor da empresa Canaã, o equipamento tem por finalidade o controle de ervas daninhas e plantas invasoras sem o uso de herbicidas. A ferramenta auxilia prefeituras, sem a necessidade de alta mão de obra.
Instalado em um trator, o equipamento realiza a descarga elétrica da superfície até a raiz da vegetação invasora eliminando-a. O efeito da aplicação da tecnologia pode ser comprovado após 2 dias. A eletricidade faz com que as plantas sequem e se desprendam facilmente do solo.
A nova tecnologia, além de evitar contaminações do solo ou quaisquer outros impactos ambientais negativos no ecossistema, também permite a destruição de plantas até a raiz com um efeito mais duradouro e eficiente.
O equipamento foi inventado por um japonês em 1992 e, atualmente, é produzido para o Brasil pela empresa Zasso. A Canaã é a representante comercial e pretende atender até 100 municípios gaúchos. Em breve, a empresa irá divulgar mais informações do equipamento em suas redes sociais.
Fotos: Gerson Marques
Rádio Missioneira