Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Em Brasília, Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande reivindica inclusão da Equoterapia no SUS

Compartilhe!

Na tarde desta terça-feira (5), o Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande, representado pelo advogado Vinícius Correa Eckerleben, esteve no gabinete do senador Nelsinho Trad (PSD), no Senado Federal, em Brasília, objetivando reivindicar a aprovação do Projeto de Lei nº 3.446/2019, que prevê a inclusão da Equoterapia entre as terapias da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o encontro, a assessora legislativa do senador, Bruna Machado, e a Chefe de Gabinete, Maria Genilse dos Santos, destacaram o compromisso do com a causa. Como relator do projeto, Nelsinho Trad já apresentou relatório favorável e o texto deverá ser pautado em breve para discussão na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, sendo que caso o relatório seja aprovado pela Comissão, o PL 3.446/2019 seguirá para votação no Plenário e, se aprovado, será encaminhado para sanção presidencial.

O voluntário do Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande, Vinícius Correa Eckerleben, ressaltou a relevância do projeto para entidades de equoterapia em todo o país.

“Hoje, a Equoterapia é reconhecida pela Lei nº 13.830/19 como prática terapêutica e método de reabilitação na área de Saúde, mas ainda não é um serviço SUS, sendo que essa ausência de reconhecimento dificulta a realização de parcerias, convênios e repasses de valores pelos entes federados para os Centros de Equoterapia, muitos dos quais funcionam como entidades filantrópicas,” explicou.

Com a aprovação do PL nº 3.446/2019, o SUS poderá disponibilizar a Equoterapia como recurso terapêutico, desde que prescrita por um médico, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Essa medida traria grandes benefícios para o Centro de Equoterapia de São Luiz Gonzaga, ao facilitar o financiamento e ampliar o acesso ao tratamento de reabilitação com cavalos para pessoas com deficiência e outras condições.

Fonte: Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande