logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Eleições para diretores das escolas municipais nesta quarta-feira

Compartilhe!

Nesta quarta-feira, 27 de novembro, serão realizadas as eleições para a escolha das diretoras das escolas da rede municipal de ensino para os próximos dois anos. Para coordenar o processo, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte – SEMECE estabeleceu a formação de comissões eleitorais nas escolas, constituídas por representantes dos segmentos da comunidade escolar, como professores, pais, alunos e funcionários. As referidas comissões irão trabalhar nas escolas municipais durante o horário de funcionamento dos educandários, de forma a acompanhar o processo e, também, em transmitir informações e orientações.

ELEIÇÕES E ELEITORES – Cada escola terá duas urnas para votação, sendo uma direcionada para pais, alunos e responsáveis legais e, outra, para professores e funcionários. Os eleitores de direito no referido pleito, segundo a Lei 4.299/2005 que rege o processo são: alunos com idade igual ou superior a 12 anos, ou que estejam cursando a 5ª série com frequência regular; um dos pais ou responsável legal (aquele que assina a ficha de matrícula dos alunos menores de 18 anos); professores e funcionários de escolas nomeados, contratados ou com regime suplementar (RS) em efetivo exercício ou sob licença (exceto licença-interesse).

CANDIDATOS – Segundo a SEMECE, apenas um educandário terá disputa entre candidatos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, localizada no Limoeiro, zona rural de São Luiz Gonzaga. Já na Escola de Educação Infantil Inácia Gomes Caldas, não houve indicação de candidatos. Nas outras 18 escolas, a eleição será em chapa única.

APURAÇÃO – Ao final do processo eleitoral, será eleito o candidato que obtiver 50% mais 1 do total de votos válidos. Para isso, o quórum eleitoral estipula a participação de 50% mais 1 do número de pais, alunos, professores e funcionários. Se a comissão eleitoral atestar de que não ocorreu a participação mínima exigida, um novo processo eleitoral será iniciado no prazo de dez dias. Em caso de empate na apreciação dos votos, será indicado para o cargo de diretor o candidato que possuir mais tempo de serviço na respectiva escola.

COMISSÃO ESPECIAL – Visando a transparência e garantir a equidade nas eleições, a SEMECE constituiu uma comissão especial que irá acompanhar o processo nas escolas nesta quarta-feira. A comissão, formada pelas professoras Ana Lucia Rebolho, Eloina da Silva Morais e Julieta Schuquel, irá atuar em grau de recurso e nos casos omissos não previstos em Lei.

POSSE – Definidas as chapas vencedoras do processo eleitoral, as diretoras e vice-diretoras eleitas assumirão suas funções no dia 2 de janeiro de 2014. No entanto, a SEMECE irá realizar, no dia 27 de dezembro, um ato festivo realizado no Espaço Messa Produções para celebrar a posse dos novos diretores, a partir das 20h30min.

AGRADECIMENTO – O secretário da Educação, Vitor Hugo Nascimento, agradece o trabalho desenvolvido pelas Comissões Eleitorais das escolas, bem como pela Comissão Eleitoral da SEMECE e deseja que o processo transcorra de forma transparente, participativa e democrática, frisando que os novos gestores a serem eleitos nesta quarta terão um papel fundamental na conquista de uma escola pública de qualidade na rede municipal de ensino, salientando ainda que o ano letivo de 2014 será um período de profundas mudanças na rede municipal, no sentido de readequar as escolas para enfrentar os desafios de sermos educadores no século XXI.

CHAPAS – A seguir, a relação das chapas inscritas nas eleições das escolas municipais:
EMEF Ernestina Amaral Langsch
Diretora: Liliane A. Souza Balbé ; Vice:Arlete Aparecida Berro Burin
EMEF Leovegildo Alves Paiva
Diretora: Lara Nádia Balbueno da Luz
EMEF Santa Rita de Cássia
Candidata 1- Ivete Venilda Grundemam Beer
Candidata 2- Mariza do Hôrto Amaral Nascimento
EMEF Coração de Jesus
Diretora: Eva Regina Nolasco Beltrão; Vice: Albertina de Miranda Pes
EMEF Érico Veríssimo
Diretora:Adriana VilaNova Das Santo
EMEF Boa Esperança
Diretora:Maria Alceri de Oliveira Moreira ; Vice: Tatiana Michele Guerche de Melo
EMEF Centenário
Diretora: Mara Regina Trindade Teixeira; Vice: Jaqueline Goldschmidt Maciel
EMEF José Bonifácio
Diretora: Vânia Hordejuk Battirola ; Vice: Tanise A. Leal de Melo
EMEF Cel Mamede de Souza
Diretora: Lisiane da Silva Aquino; Vice:Ediriane Antonini Carlotto
EMEF Francisca Lencina
Diretora: Lena Marli Escobar Sarmento; Vice: Rejane de Fátima Brandão
EMEF Pe Augusto Preussler
Diretora: Maria Regina Machado Sulzbacher; Vice: João Adelar Merlugo Menin
EMEF União
Marta Machado Moraes
EMEF João XXIII
Geni Pavanelo
EMEI Alice Nunes Moreira
Diretora: Vania Terezinha Prado
EMEI Tancredo Neves
Maria Izabel de oliveira Duarte
EMEI Ana Paulina Pinheiro
Vera Lucia Goldsmidt Nunes
EMEI Altamiro da Silva
Leonida Terezinha Herdges Pereira
EMEI Elíria Cerutti Perim
Rosemari Silva da Veiga
EMEILuiza Fabrício da Cunha
Eliria Silva dos Santos
EMEI Cecília Petry Batista
Nara Aparecida da Trindade Garcia
EMEI Inácia Gomes Caldas
Não houve indicação de candidatos

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.