O início das obras da ponte internacional entre Porto Xavier e San Javier, sobre o Rio Uruguai, deve ocorrer dentro de aproximadamente 20 meses, conforme cronograma apresentado nesta segnda-feira (4) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O prazo considera uma série de etapas técnicas e burocráticas que ainda precisam ser concluídas antes da chegada de máquinas e equipes ao local.
Durante ato realizado em Porto Xavier, o superintendente do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, detalhou os próximos passos do projeto. Entre eles estão a obtenção da licença ambiental e a formalização do acordo binacional entre Brasil e Argentina.
Segundo Hiratan, a meta é conseguir a licença ambiental em até 15 meses. Na sequência, o projeto executivo deve ser concluído em cerca de 19 meses, permitindo que o início efetivo das obras ocorra por volta de 20 meses. A ordem de início dos trabalhos, conforme apontou Hiratan, já foi oficialmente dada.
Em entrevista para a Rádio Missioneira, o prefeito de Porto Xavier, Gilberto Menin, reconheceu que havia expectativa por um prazo mais curto, mas destacou que o projeto segue avançando. Ele mencionou que há um termo de referência enviado ao Ibama que pode acelerar o processo caso seja aceito, reduzindo o tempo em até cinco meses.
Mesmo com a cautela nos prazos, o prefeito afirmou que a obra é uma realidade e que seguirá independentemente do cenário político nacional. A avaliação é de que o processo já está em andamento e não deve sofrer interrupções. O presidente da Associação dos Municípios das Missões, prefeito João Alberto Aquino Gomes, também frisou a importância da união regional em torno do projeto.
A cerimônia que detalhou o cronograma das obras ocorreu no Mirante do Rio Uruguai e contou com a presença de autoridades do Brasil, Argentina e Paraguai, além de representantes do DNIT e lideranças regionais.
Fonte: Daniel Campos/Rádio Missioneira
Fonte: Rádio Missioneira