Confirmados três novos casos de tuberculose em animais na região - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
7 de janeiro de 2014
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Confirmados três novos casos de tuberculose em animais na região

7 de janeiro de 2014 l 07:07
Materia atualizada: 07/01/2014 l 07:07




Compartilhe!

A Inspetoria Veterinária de São Luiz Gonzaga conseguiu alcançar as suas metas nas campanhas de vacinação e fiscalização em 2013. A afirmação é do veterinário Rafael Zborowski, chefe do escritório local, que participou do Programa Cidade Alerta.

O índice chegou a 99% e foi um dos mais altos dos últimos 6 anos. Para ele, isso é reflexo do trabalho de conscientização junto aos pecuaristas. Além disso, o acompanhamento é feito através do sistema informatizado, que recebe os dados de todos os animais. Destacou também os trabalhos de fiscalização e combate ao abate clandestino em operações realizadas em conjunto com o Ministério Público, Brigada Militar e Polícia Civil que além de evitar que estes produtos sem nenhum tipo de fiscalização fossem comercializados, resultaram em prisões de alguns envolvidos.

Lembrou que a carne não fiscalizada é questão de saúde pública, onde muitas vezes o consumo da mesma pode trazer sérios problemas ao ser humano. Citou o exemplo de animais que tiveram de ser sacrificados, depois de serem confirmados casos positivos de tuberculose.Outro exemplo, foi a de um cavalo que estava com anemia eqüina e também teve de ser sacrificado.

Ontem foi confirmado outros três casos de vacas que estão com tuberculose em uma propriedade, onde o procedimento será o mesmo, que é o sacrificar os animais , com a ajuda da Polícia Civil. O trabalho de fiscalização vai continuar sendo feito neste ano, intensificando barreiras e cobrando a documentação exigida nos transportes dos animais. Rafael Zborowski finalizou lembrando da importância dos proprietários manterem os dados e as informações atualizados de seus animais junto a inspetoria veterinária, evitando assim, notificações e multas.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados