Comitiva brasileira busca estreitar relações com o Japão - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
25 de fevereiro de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Comitiva brasileira busca estreitar relações com o Japão

Deputado Jerônimo Goergen com comitiva que visita o país asiático. Foto: divulgação.
25 de fevereiro de 2020 l 09:37
Materia atualizada: 26/02/2020 l 10:12




Compartilhe!

O deputado gaúcho Jerônimo Goergen está, desde domingo, em Tóquio, capital do Japão. O motivo é uma série de visitas técnicas, com o intuito de conhecer mais sobre a relação entre os dois países. Na quarta-feira, por exemplo, ocorre reunião com empresários japoneses para que os mesmos exponham sua visão do Brasil.

Segundo o Deputado, a missão de comitiva da qual participa trata de descobrir todos os aspectos possíveis da relação entre Brasil e Japão, possibilitando novas parcerias. Ele ressaltou ainda que a viagem foi possibilitada pelo governo japonês, responsável pelo convite e, consequentemente, por todas as despesas.

Em contato com a imprensa brasileira, o Deputado foi autorizado a enviar informações direto do Japão sobre assuntos que são pauta no Brasil e em nível internacional:

Coronavírus

Situação segue de alerta. São 93 casos no País, sendo três em Tóquio. Isto não inclui os afetados no navio. Aliás, dois brasileiros que trabalham no navio estão contaminados. Não há nenhum sinal até agora de cancelamento das Olimpíadas.

Importações do Agro

Em audiência no Ministério de Relações Exteriores, foi discutido o cenário de abertura para carne bovina e suína. O que se percebe é que o processo eleitoral previsto para este ano impedirá que as negociações andem com mais rapidez (parlamentares de lá ligados ao agro não querem que ocorra, temem desgaste eleitoral).

O Japão enviou ao Ministério da Agricultura questionário sobre sanidade. Quatro estados estão sendo tratados como possíveis exportadores: PR, SC, RO e RS. No entanto, o País não cederá a pressão diplomática. Só comprara carne se for retirada a vacinação contra a febre aftosa (não ficou muito claro se o desejo dos japoneses é que se retire a vacinação apenas nos estados citados ou se em todo o País).

O debate da retirada da vacina no Brasil e no Rs é importantíssimo. Precisamos tratar como prioridade e cuidar dos investimentos para que a retirada seja segura, mas precisamos avançar na retirada.

Abacate e melão são dois dos principais produtos do agro que são prioridade para o Japão com relação a produtos brasileiros para importação. Mas negociações implicam sanidade e pressão de produtores locais contrários. Já para o arroz, não há demanda local, segundo o governo.

Mercosul

Acordo Japão/Mercosul é uma pauta prioritária para o governo do país asiático.

Privatizações

Japão acha caro investir nos processos de privatização. Não conseguem concorrer com os investimentos chineses.

Vistos para Olimpíadas

O Japão não deve autorizar liberação de visto para nenhum País. Seguirá sendo obrigatório.

Rádio Missioneira/Deputado Jerônimo Goergen


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados