logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Cermissões atende 739 pivôs centrais em 14 municípios

Compartilhe!

São Luiz Gonzaga possui maior número de sistemas atendidos pela cooperativa

Os significativos impactos causados pela estiagem nas Missões nos últimos dois anos levou o setor agrícola a realizar grandes investimentos em sistemas de irrigação, principalmente através da instalação de pivôs centrais que possibilitam cobrir grandes áreas de plantação, otimizando o uso da água disponível e garantindo a produção de grão, mesmo em condições climáticas desfavoráveis.

O avanço desta tecnologia, trouxe muitos desafios para vários setores e também para o setor elétrico, que necessitou realizar adequações nos sistemas de distribuição de energia, para atender as demandas diante de altos picos de consumo.

A Cermissões precisou ampliar a capacidade de 25 para 50 MVA da Subestação Santo Antônio, em São Luiz Gonzaga, e reforçar vários quilômetros de redes, pois além de ter energia suficiente, é necessário que esta energia chegue até os associados.

Outro desafio, conforme Anderson Sá, coordenador do Setor Comercial, é a contratação de demanda de energia, uma vez que o consumo do setor agrícola pode variar dependendo de diversos fatores, desde os tipos de culturas, períodos de plantio, mudanças de temperatura, variabilidade pluviométrica, dentre outros.

Em levantamento realizado pelo setor comercial, verificou-se que a Cermissões possuiu 244 unidades consumidoras (UCs), que abastecem 739 pivôs, em 14 municípios da região missioneira. Importante frisar que existem outros sistemas de irrigação atendidos pela Cermissões, como aspersores e subterrâneos.

O município com o maior número de pivôs centrais atendidos pela Cermissões é São Luiz Gonzaga, com 247, seguido por São Miguel das Missões, com 157.

Veja o ranking completo de UCs  e pivôs atendidos com energia elétrica da cooperativa:

Fonte: Assessoria da Cermissões

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.